Rondônia, 24 de dezembro de 2025
Geral

Professor da Facimed ministra palestra em Santa Catarina

Um modelo revolucionário na indústria da construção civil. É assim que está sendo considerado o BIM (Building Information Modeling), um conceito que envolve a modelagem das informações de uma construção, criando um modelo digital integrado das áreas envolvidas e abrangendo todo o ciclo de vida da obra. O professor Adriano de Alencar Sales, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), esteve em Florianópolis (SC) no mês de junho, para falar sobre o tema.
Com a tecnologia BIM, é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção, que oferecem suporte ao projeto ao longo de suas fases, permitindo melhor análise e controle do que os processos manuais. Na palestra ministrada em Florianópolis, Adriano Sales, falou sobre o conceito de BIM para 36 profissionais dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, entre arquitetos, urbanistas e engenheiros civis.
O modelo BIM, existente no Brasil apenas em instituições renomadas como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp), já foi incluído na matriz curricular da Facimed.
Adriano Sales, um dos poucos profissionais habilitados para utilizar o modelo no país, disse que vem ministrando várias palestras, com o objetivo de disseminar os avanços que a tecnologia traz à área da arquitetura. “O BIM é um modelo arrojado em tecnologia aplicada ao processo de produção de projetos e nossos acadêmicos da Facimed estão tendo a oportunidade de ser os primeiros profissionais da Região Norte preparados para utilizá-lo”, disse Adriano Sales.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Denunciados na Operação “Cruciatus” são condenados

Mais de 60 famílias do Morar Melhor recebem geladeiras e ventiladores econômicos da Energisa

Ações de fiscalização serão intensificadas até fevereiro de 2026 com integração das forças de segurança

Vereador recorre à Justiça para tentar reativar verbas de publicidade enquanto investigação criminal segue em andamento