Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

Professor da Unir lança livro sobre jornalismo e ditadura militar

“Jornalismo e Guerras de Memórias nos 50 Anos do Golpe de 1964” está acessível em duas versões, impressa e digital, e já pode ser baixado gratuitamente no site da Edufro. O professor Allysson Martins avaliou os especiais multimídias dos principais sites jornalísticos brasileiros para a ocasião dos 50 anos do golpe civil-militar. Em vídeo no canal do YouTube do MíDI, grupo de pesquisa coordenado pelo autor, Martins apresentou os principais resultados do livro e a trajetória da obra.

“O golpe e a ditadura militar afeta até hoje a realidade dos brasileiros. Em 2014, nos 50 anos da deposição do presidente João Goulart, os principais jornais brasileiros dedicaram um espaço especial para falar sobre o mais importante acontecimento histórico recente do Brasil”, explicou o autor sobre seu terceiro livro.

A obra é derivada da sua tese, defendida em 2017 para obtenção do título de doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Segundo Martins, o país enfrenta há alguns anos um crescimento do negacionismo científico e do revisionismo histórico, que contribuem para o falseamento do golpe e da ditadura militar. O período durou oficialmente mais de duas décadas, de 1964 até 1985.

“Enquanto sociedade, nunca estivemos tão divididos em torno de uma determinada temática política e de um fato histórico. Neste momento da história política brasileira, trabalhando com especial ênfase a dimensão (hiper)mediática do fenômeno das guerras de memórias, o livro explora, em particular, o lugar e o papel do jornalismo na constituição da memória social daquele período e suas atualizações no momento presente”, escreve no prefácio o pesquisador Marcos Palacios.

Minicurrículo

Allysson Martins é professor de Jornalismo e coordenador do MíDI – Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais e Internet na Universidade Federal de Rondônia (Unir). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio doutoral no Laboratoire Communication et Politique du Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). É autor dos livros “Jornalismo e Guerras de Memórias nos 50 Anos do Golpe de 1964” e “Crossmídia e Transmídia no Jornalismo” e coorganizou “Afrodite no Ciberespaço”. Já recebeu prêmios no EXPOCOM e no PIBIC, como estudante e como orientador.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6