Rondônia, 15 de novembro de 2024
Geral

Professor Denny Mesquita é eleito para vice-reitoria da Unir

O professor Denny Mesquita foi eleito vice-reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), para um mandato de quatro anos (2024-2028). A votação foi realizada na quarta-feira (7). 

O novo vice-reitor é doutor em Química, e já foi vice-diretor do Campus da Unir em Cacoal. Atualmente é o coordenador de Inovação e Transferência de Tecnologia (CITT) na Propesq. Durante a campanha Denny Mesquita destacou que a prioridade é a integração entre todos os setores da Universidade, de modo a garantir que os avanços já alcançados sejam consolidados, e para que também possam ser superados desafios que são históricos na Universidade. “Há um reduzido número de servidores técnicos, por exemplo, e isso impacta todos os setores e serviços realizados pela Unir. O que precisamos é, de fato, dar cada vez mais condições para que docentes-pesquisadores possam desenvolver seus trabalhos, que nossos técnicos administrativos não sejam sobrecarregados, e que os acadêmicos possam cada vez mais ser melhor assistidos”, afirmou.

Apuração

A votação foi totalmente online, por meio do Sistema de Eleições (SiE) da própria Unir, que é utilizado para todas as eleições internas da Universidade (departamentos acadêmicos, direções de campi e núcleos, Reitoria e Vice-Reitoria). A apuração aconteceu a partir das 21 horas, logo após o encerramento da votação, com transmissão ao vivo pelo Canal da Unir no YouTube.

A totalização apresentou o professor Denny Mesquita com 49,17% dos votos, já corrigidos de acordo com o peso de cada categoria (professor 70%, e servidores técnicos e alunos com 15% cada um). O professor Márcio Secco obteve 28,07% e o professor Marcelo Ribeiro 21,74%. Na consulta votaram estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnicos administrativos (ativos e aposentados) da Unir.

Modo de votação

O processo de consulta para reitoria e vice-reitoria tem pesos diferentes para o conjunto de votos de cada categoria que compõe a comunidade universitária: alunos, docentes e técnicos administrativos. Os alunos, no conjunto, representam 15% do resultado final, mesmo peso que têm os técnicos administrativos, enquanto o conjunto dos professores representa 70% do resultado final. Após a apuração da quantidade de votos em cada segmento, é apresentado o resultado corrigido, e este é o resultado final.

Nomeação e posse

A votação ocorrida nesta quarta-feira (7) é uma consulta à comunidade universitária, que aponta a sua preferência para a vice-reitoria da Unir pelos próximos quatro anos. O resultado da consulta, como previsto em legislação, será apresentado pela comissão responsável ao Conselho Universitário (Consun), que se reunirá como Colégio Eleitoral para então votar os nomes que vão compor uma lista tríplice para o cargo de vice-reitor. O novo vice-reitor será nomeado por meio de portaria emitida pela própria Unir.

Formalmente o Colégio Eleitoral da Unir forma, por meio de votação de seus membros, uma lista tríplice que é apresentada à Reitora, que então nomeia uma das pessoas que constam desta lista. Como forma de respeitar a vontade da maioria da Comunidade Universitária, manifestada por meio da consulta concluída nesta quarta-feira, o Colégio Eleitoral aponta o vencedor da consulta como primeiro colocado na lista tríplice, e a reitoria o nomeia para o cargo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024

Na capital, apenas serviços essenciais serão mantidos pela Prefeitura no feriado desta sexta-feira

Gabinete do ódio: Comissão Eleitoral da OAB adverte dirigente da CAARO para cumprir decisão e faz novo alerta sobre cassação de registro

OAB: "Gabinete do ódio" que apoia Eurico Montenegro sofre duro golpe e chapa 11 pode até ter o registro cassado