Rondônia, 15 de novembro de 2024
Geral

Projeto "Canta Mulher" inicia apresentações musicais na próxima segunda-feira

O Projeto "Canta Mulher 2017" inicia sua agenda cultural na próxima segunda-feira (6), com apresentação musical das cantoras Vanessa Farias, Aninha Dantas, Anayole Êba e Thina Chaves. Todas as apresentações do projeto serão realizadas no Teatro I do Sesc, sempre às 19h com entrada gratuita.

Nesta edição em que o projeto Canta Mulher completa 25 anos, uma semana de atividades para o público foi programada pela coordenação. Na terça-feira (7) por exemplo, as cantoras Leninha Lima, Jaque Botelho, Ellen Cristine, Aldenice Berbo e Izabela Lima sobem ao palco para emocionar a platéia. No dia seguinte, o dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher, o projeto Canta Mulher apresenta o show musical "Um canto pela paz" com apresentações pra lá de especiais que será conduzido pelas cantoras Gioconda Trivério, Charlene Marques, Elisa Cristina, Laís Fernandes e As Pastoras (Silvia Pinheiro, Vilma, Vanilce e Leia), além das participações especiais de Litsia Moreno, Aucireia Tabosa, Anayole Êba, Izabela Lima e Bira Lourenço.

No dia 9, quem sobe ao palco para encantar o público são as cantoras Gina Beta, Luana Shockness, Kali, Silvania Souza e Carol Aguiar. Nesta data, também terá a apresentação da Academia de Dança Berenice Simão que escolheu a canção "Valsa Breve" do cantor e compositor, Bado, para realizar a performance. As bailarinas Simara Sales, Saima Góes, Vanessa Cavalcante, Larissa Segismundo, Clarice Acioli e Naiane Lime farão a interpretação do tema.

E no dia 10 todas as cantoras que subiram no palco do Projeto Canta Mulher 2017 farão uma apresentação única e para abrilhantar ainda mais esta noite, a intérprete Suely Rodrigues fará uma performance teatral com o tema "maria.com".

Vale ressaltar, que nesta edição do Projeto Canta Mulher 2017, os músicos Alex Almeida (piano e violão), Catatau (bateria), Milla (percussão), Jesse França (contrabaixo), Betinho (acordion), Juliermes (sax), Jonatas (trompete) e Walber (Cavaquinho e Bandolim) darão o tom e a harmonia das apresentações do projeto.
O projeto Canta Mulher é uma realização do Fórum Popular de Mulheres em parceria com a Fecomercio e Sesc/RO e conta com o apoio das seguintes entidades: Sintel, Sindur, CUT, CPPT/Cuniã, .....

A coordenação do projeto é da produtora, Benedita Nascimento e Fabiano Barros (coordenador de Cultura do Sesc/RO). A direção musical de Alex Almeida, Produção de Mídia/Rede Social: Adriano Santos (Pato), Assistente de Produção, Eloyana Ramos, Assessoria de Comunicação, Keila Silva e Cenário de, Ismael Machado.

Histórico

A história do Projeto Canta Mulher se conecta com a intensa mobilização e luta das mulheres no Município de Porto Velho, capital do estado de Rondônia. Quando em 1992 nasce no município de Porto Velho o Fórum Popular de Mulheres, um grupo de mulheres feministas que se juntavam durante as atividades do Dia 08 de Março - Dia Internacional da Mulher, numa agenda organizada pela Sociedade Civil, Ongs e Sindicatos.

Sua criação foi motivada por um grupo de mulheres e feministas militantes dos movimentos de mulheres, movimentos sociais, sindicais e Ongs que pautavam na esteira de suas ações a luta em defesa dos Direitos Humanos das Mulheres e defendiam o Direito à Vida sem violência, a moradia, a saúde, a educação e o meio ambiente sustentável.

O Fórum organizou e coordenou muitas as reuniões de grupos de mulheres, oficinas, marchas e passeatas pelas ruas da cidade, desenvolveu inúmeras campanhas de enfrentamento a violência contra a mulher. Como rede de articulação das lutas em defesa da mulher, o Fórum contou com a valiosa contribuição e apoio de organizações sociais que atuavam na capital, a exemplo do Centro de Educação e Assessoria Popular (CEAP) do Centro de Pesquisa em Populações Tradicionais (CPPT Cuniã), dos sindicatos como: Sindicatos dos Bancários, dos Urbanitários, dos Telefônicos, dos professores e da Central Única dos Trabalhadores, além das comunidades religiosas, empresas e a imprensa local.

O Projeto traz na sua história de 25 anos, uma série de acontecimentos culturais que fortalecem, além do ativismo artístico, social e cultural, registra um cenário musical na memória de Porto Velho, consolidando a dinâmica musical no universo da arte e da cultura. Torna-se, portanto, um ponto de encontro entre a música, às mulheres e a arte, numa viagem sonora de harmônicos instrumentos que ecoam sob a luz da cidade e sob o brilho da voz feminina.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Fórum Popular de Mulheres recebe moção de aplauso pelos 25 anos do projeto Canta Mulher, em Porto Velho

Comissão eleitoral manda cessar ataques de advogado que difundiu ódio contra a chapa 10

Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024

Na capital, apenas serviços essenciais serão mantidos pela Prefeitura no feriado desta sexta-feira