Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

Projeto da prefeitura capacita e planeja polos de confecções

Construindo alternativas de desenvolvimento socioeconômico sustentável para excluídos do mercado formal de trabalho e considerados em situação de vulnerabilidade social, a prefeitura de Porto Velho apresentou na manhã desta segunda-feira (19), no salão Santo Inácio, no Bairro Caladinho, na Zona Sul, o Projeto de Geração de Emprego para comunidades excluídas da cidade.

Realizado pela Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), o projeto capacitará, durante 60 dias, homens e mulheres nas atividades de panificação e doces e salgados e, em 90 dias, em corte e costura, com a perspectiva de se montar uma cooperativa ou associação e, a partir dela, criar polos de confecções nas zonas Leste e Sul de Porto Velho.

Tanto numa região como na outra, o perfil dos participantes é o mesmo: desempregados, eventualmente sem capacitação e dependentes da renda do cônjuge não superior a R$ 500. Os cursos, lançados no salão Santo Inácio, da igreja Santa Luzia, no bairro Caladinho, capacitarão 300 pessoas a partir de segunda-feira (26), das 8h às 12h e das 14h às 17h, à rua Tancredo Neves, 3363.

O secretário Júlio César Siqueira (Semdestur) informou que, a partir dessas agendas, a gestão do prefeito Hildon Chaves abrirá a agenda para comunidades do conjunto Orgulho do Madeira, Nova Esperança, Caladinho e Setor Chacareiro da Zona Leste, contribuindo para a inclusão produtiva, elevação da autoestima e melhorar as condições de vida de cada um.

Todos terão, pelo programa, capacitação gratuita certificada e reconhecida em confecção de bonecos de pano, corte e costura, gestão empreendedora, comercialização, correção e adubação de solo, uso racional de defensivos agrícolas, manejo de sistema de irrigação, panificação, confeitaria e salgados. “Ao final da capacitação, o que for produzido no aprendizado gerará renda”, informa Júlio César.

Além do secretário, também destacaram a importância do programa o diretor do Sine municipal, Euzébio Lopes, os vereadores Cristiane Lopes, Da Silva do Sintrar e Junior Cavalcante, além do deputado federal Lindomar Garçon. Ele anunciou que trabalha para a liberação, em Brasília, de recursos da ordem de R$ 2 milhões para serem aplicados no projeto.

O secretário Júlio César considera o projeto importante para a inclusão social e produtiva de excluídos, por meio de resultados práticos. “Esse é um projeto de governo, a mim confiado pelo prefeito Hildon. Faço questão de destacar o apoio dos vereadores nessa luta de capacitar, gerar qualificação, renda, participação no mercado, além da proposta de se abrirem, futuramente, dois importantes polos de confecções em Porto Velho”.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6