Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Projeto de carbono da PCH Eletro Primavera é aprovado pela ONU

O empresário César Cassol anunciou nesta quinta-feira a aprovação do projeto de resgate de carbono da PCH Eletro Primavera pela Organização das Nações Unidas (ONU). É uma das poucas empresas brasileiras a ostentar tal condição, contemplada pelo protocolo de Kioto, que prevê a redução da emissão de carbono na atmosfera. A Pequena Central Hidrelétrica é a segunda maior geradora da chamada “energia limpa” em Rondônia. Produz 18,2 mil kilowatts, economizando 3 milhões de litros de óleo diesel por mês. Hoje, a Eletronorte gasta 60 milhões de litro de diesel por mês para manter o sistema interligado de Porto Velho a Pimenta Bueno. Além de poluir o meio ambiente, contrariando as regras do protocolo de Kioto, o diesel também custa uma grande soma de dinheiro, pago por todos os consumidores do País.
“Todo esse dinheiro gasto com diesel poderia amenizar a fome no Brasil”, disse César Cassol, defendendo investimentos semelhantes a PCH Primavera. O projeto, aprovado pela ONU, é intermediado pela empresa Eco Security, sediada no Rio de Janeiro, que faz a compensação do carbono com pagamento de títulos. “São divisas que entram em nosso estado”, enfatizou César Cassol. Bancos europeus pagam 6,5 Euros a tonelada que não é expelida na atmosfera. Em 2007, o empresário aprovou o mesmo projeto no Ministério da Ciência e Tecnologia, que coordena essas ações com apoio de outros organismos governamentais.
Além de produzir a “energia limpa”, a PCH Eletro Primavera também cumpre seu papel com o meio ambiente, mantendo projeto de reflorestamento de áreas degradadas, criação de peixes cujas matrizes foram retiradas do rio atingido pela barragem, e a criação de animais silvestres, a exemplo de capivara, anta e várias espécies de macaco.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6