Rondônia, 19 de novembro de 2024
Geral

Projeto piloto de exportação de castanha da Bolívia inicia no Porto Público de Porto Velho

A primeira carga com 17 toneladas de castanha produzida na Bolívia será enviada nesta semana para Amsterdam (Holanda) através do Porto Público de Porto Velho.

Segundo o empresário e operador portuário da BDX Florestas, Dário Lopes, a carga é um projeto piloto que segue os mesmos moldes da exportação de madeira realizada em Março deste ano. “O restabelecimento da parceria com o país vizinho permitirá que os bolivianos adotem esse corredor de exportação, utilizando a estrutura portuária na Capital para conquistar mercados internacionais uma vez que no formato antigo, toda essa carga teria que percorrer 1.700 quilômetros até o porto de Arica, no Chile ou 2.700 para o porto de Matarani, no Peru, além do risco de cruzar os Andes, com carga limitada”, explica.

O diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), Leudo Buriti, explicou que a integração com os países da América do Sul só é possível porque é uma política pública do Governo do Estado e há infraestrutura portuária e a logística capaz de atender com eficiência a importação e exportação de cargas diversificadas movimentadas no Porto Público da capital. “Dispomos de um porto alfandegado que garante maior agilidade no processo aduaneiro, galpões e pátios disponíveis para novas operações; além de áreas para arrendamento disponíveis”, descreve Leudo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Márcio Nogueira é reeleito para mais três anos na OAB de Rondônia

Declare Seu Rebanho: a Sustennutri Nutrição Animal é parceira da Idaron em mais uma etapa

Quase 7.500 advogados podem votar nesta segunda para eleger nova diretoria da OAB-RO

Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024