Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Geral

Projeto São Lucas Solidário garante orientação e saúde para Porto Velho

Quase 3,5 mil pessoas de Porto Velho já foram beneficiadas pelo projeto São Lucas Solidário, realizado pelas Faculdades São Lucas em parceria com a Santo Antônio Energia e cobertura do Sistema Imagem de Comunicação, nos últimos dois meses. Até novembro, as regiões sul e leste da cidade contaram com plantões de atendimento nos quais os alunos dos cursos de Odontologia, Medicina, Nutrição, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia, Direito, Biologia e Administração orientaram a população. “O projeto une duas oportunidades tão importantes quanto complementares, que são as de proporcionar melhoria da qualidade de vida da população e, ao mesmo tempo, permitir aos alunos um contato próximo com a realidade de suas futuras profissões”, explica Guilherme Abbad, coordenador do Programa de Saúde Pública da Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e futura operação da UHE Santo Antônio.

Em setembro o projeto atendeu 1.187 pessoas na Escola Tancredo Neves, na zona sul de Porto Velho, e contou com a participação de 78 alunos. Em novembro, a ação aconteceu na Escola João Ribeiro Soares, localizada na zona leste do município, e teve a participação de 82 alunos, com 2.303 atendimentos.

Nos dois eventos, os serviços relacionados à saúde compreenderam palestras de orientação além de atendimento, pelos alunos nas áreas de medicina, com atendimento e orientação médica; biomedicina, com exame de glicemia e tipagem sanguínea; enfermagem, por meio de exame preventivo Papa Nicolau, aferição de pressão arterial e orientação a gestantes; fonoaudiologia, com avaliação de linguagem, voz e audição; nutrição, com avaliação nutricional, antropométrica, verificação de peso e altura, orientação sobre alimentos funcionais, aleitamento materno e controle de obesidade; odontologia, com orientação sobre escovação higiene bucal; biologia, com o Projeto Sala Verde e orientação sobre animais peçonhentos e tráfego dos mesmos. Os alunos de Direito deram plantão sobre pensão alimentícia, separação, violência contra a mulher e infanto-juvenil e direito trabalhista; e os alunos de Administração, orientaram a população sobre o controle e a organização de orçamento doméstico.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Laudo da PF revela falsificação em contrato e agrava escândalo da cota de gênero no PSB em Porto Velho

Briga entre duas mulheres termina com prisão no Centro de Porto Velho; PM usou gás de pimenta na ação

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo