Rondônia, 12 de fevereiro de 2026
Geral

Projeto Semeando Sustentabilidade distribui mudas clonais para agricultores familiares

O Centro de Estudos Rioterra está distribuindo mudas clonadas de cacau e café para os agricultores que participam do projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. As mudas foram doadas pela Ceplac (Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), parceiras na execução do projeto. 

As mudas clonadas são produzidas por meio de pesquisas e seleção de plantas para clonagem de grande produtividade e resistentes a doenças e pragas. o que garante uma boa produção,com safras até três vezes maiores do que os cultivos tradicionais. Um desses exemplos é o café clonal desenvolvido pela Embrapa em Rondônia.

"Nossa ideia é diversificar a oferta de mudas. Sabemos da importância de valorizar os materiais seminais (oriundo de sementes) e as sementes crioulas. Contudo, não podemos deixar de olhar para outras tecnologias que estão ao alcance das pessoas e que podem trazer importantes benefícios. Estamos integrando as duas formas de produzir.", explica o engenheiro agrônomo do CES Rioterra Uéliton Pinheiro.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Nova 364 apresenta projeto do Expresso Porto em audiência pública organizada pela Prefeitura

Ausência de resposta concreta do MGI sobre a dedicação exclusiva leva o Sindsef a acionar o TCU para resolver o problema dos professores transpostos

Sistemma condiciona entrada na coleta de Porto Velho a reequilíbrio financeiro, diz documento interno

Mesmo com alerta da Câmara, Secretaria insiste na contratação de empresa “problemática” para coleta de resíduos em Porto Velho