Promotora acusa advogada de violar sigilo e OAB reage

A OAB Rondônia impetrou habeas corpus em favor de advogada que está sendo investigada em inquérito por suposto cometimento de crime de violação de sigilo profissional. Segundo consta dos autos, a advogada, agindo em defesa de seu cliente, acusado num processo criminal complexo, fez pergunta para rebater o que disse uma informante.
Diante disso, a promotora de Justiça que atuou no processo disse que a advogada teria quebrado o sigilo da testemunha em voz alta, no meio da audiência. Em seguida, determinou, via requisição, a instauração de inquérito policial para investigar a conduta da advogada.
Segundo a OAB/RO, a advogada agiu de acordo com a melhor estratégia para a defesa. Além disso, “a prova uma vez integrada aos autos, não há mais sigilo para as partes, pois se torna do juízo, conforme nos demonstra o princípio da comunhão das provas”, asseverou o procurador jurídico da Seccional, Moacyr Pontes Netto, ao impetrar o habeas corpus.
A impetração do habeas corpus foi determinada em despacho feito pelo conselheiro seccional Gustavo Menacho, vice-presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas que afirmou que “as perguntas feitas pela advogada tiveram como finalidade exercer o contraditório e a ampla defesa de seu cliente, estando amparada pela lei”.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes