Rondônia, 19 de janeiro de 2026
Geral

Publicado decreto que suspende fiscalização de todos os radares e revoga autuações na capital

Foi publicado na segunda-feira (27), em edição extra do Diário Oficial dos Municípios de Rondônia, o Decreto nº 20.762, que oficializa a suspensão do serviço de fiscalização de trânsito por radares eletrônicos e determina o ajustamento técnico do sistema de monitoramento. O anúncio da suspensão havia sido feito pelo prefeito Léo Moraes no final de semana.

Durante a suspensão, os equipamentos espalhados pela cidade serão utilizados exclusivamente para a elaboração de relatórios e estudos técnicos e estatísticos, com o objetivo de melhorar a eficiência do serviço, priorizando a segurança e fluidez do trânsito.

Como parte do ajustamento técnico, todas as autuações emitidas desde o início de funcionamento dos radares eletrônicos serão revogadas e permanecerão sem efeito até o término do período de suspensão.

Além disso, a sinalização complementar dos locais monitorados será ampliada, reforçando o caráter educativo e a conscientização dos motoristas.

Léo Moraes destacou que a decisão foi tomada com foco na transparência e no respeito à população. "Anulamos todas as multas impostas pelos radares, a partir do dia 26 de dezembro, porque não houve um trabalho preventivo, educativo ou ampla divulgação à população. Essas multas foram aplicadas de maneira arbitrária e ilegal, e por isso suspendemos toda e qualquer cobrança. A população não vai pagar por algo que ela desconhece. Estamos também com a equipe em campo para fazer a aferição dos radares, melhorar a sinalização e informar a sociedade de Porto Velho sobre o funcionamento desse sistema", explicou.

Ele reforçou, ainda, que equipes estão em campo para fazer a aferição dos radares, melhorar a sinalização e informar a sociedade de Porto Velho sobre o funcionamento desse sistema.

O prefeito também ressaltou a importância de um trânsito mais seguro e acessível. "Os radares continuarão suspensos para qualquer cobrança até que as adequações necessárias sejam feitas. Trabalhamos em conjunto com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), a Semtran e nossa equipe técnica para garantir um trânsito mais fluido, com mobilidade e sinalização eficientes, especialmente nas principais artérias e vias da nossa cidade", afirmou.

O decreto ainda prevê a ampliação de atividades educativas nos pontos monitorados, abordando fatores de risco e promovendo a segurança no trânsito.

Outra medida é a ampla divulgação, por meios eletrônicos, das informações sobre os equipamentos e locais de instalação. "Estamos ajustando o sistema para torná-lo mais eficaz, ao mesmo tempo em que buscamos educar e sensibilizar os condutores quanto à importância de respeitar as normas de trânsito, especialmente no que diz respeito à velocidade e ao avanço de sinal vermelho", concluiu o prefeito.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça mantém prisão de acusado de roubar moto e joias de entregador

Faculdades de Medicina em Rondônia ficam com piores desempenhos no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica

UBS Pedacinho de Chão amanhece com farmácia fechada

Profissionais da construção civil estão entre os mais vulneráveis a choques elétricos; Energisa reforça orientações de segurança