Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

"Mãos que acolhem" registra altos índices de violência sexual

Cerca de 22 casos de violência contra crianças e adolescentes foram registrados nos dois primeiros meses da implantação da sala especial na delegacia especializada no atendimento à criança e ao adolescente da comarca de Ariquemes, através do projeto "Mãos que Acolhem", de autoria do juiz Rinaldo Forti Silva. Os casos com maior incidência foram de abuso sexual intra-familiar. A sala foi instalada no município para para viabilizar a execução do projeto "Mãos que acolhem", que visa utilizar um ambiente humanizado para atender crianças e adolescentes vítimas de violência sexual diminuindo danos psicológicos, já no primeiro contato da vítima com a delegacia.

De acordo com o idealizador do projeto, juiz Rinaldo Forti, normalmente a família age como um organismo, que na iminência de ser atingido desenvolve meios para se proteger. “Geralmente encontra na negação e na busca de desacreditar a criança esse meio. No entanto, isso é terrível para a vítima, pois além de ser violentada ainda tem que suportar o estigma de ser mentirosa e causadora do abalo familiar. Como se não bastasse, tem ainda que continuar convivendo com o agressor e, não raro, suportar a reiteração da violação. A criança violentada pode apresentar problemas com o sono, depressão, isolamento, agressividade, mudanças de conduta, achar que o corpo está sujo, medo de pessoas, lugares. Essa situação causa danos irreparáveis, que perseguirão a vítima por toda sua vida”.

O projeto é pioneiro no Brasil e está ganhando força por tem um diferencial:os atendimentos são realizados na primeira fase, considerada a mais crítica, e a vítima recebe apoio psicológico imediato. Órgãos como Ministério do Desenvolvimento Social ficou entusiasmado com o projeto e estuda a possibilidade de enviar representantes para conhecer a realidade do "Mãos que Acolhem".

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema