Rondônia, 20 de novembro de 2024
Geral

Radares vão fiscalizar parada em semáforos, faixa de pedestres e velocidade em Porto Velho; veja todos os locais

Porto Velho terá um novo reforço na segurança e monitoramento do trânsito. A Prefeitura da capital iniciou a instalação de radares, nas próximidades de semáforos, nos pontos com maior fluxo de veículos. Ao todo, 13 locais terão o recurso.

A tecnologia é uma alternativa para reduzir o número de imprudências no trânsito e, também, diminuir as ocorrências de acidentes nas ruas da capital, principalmente onde existe uma maior movimentação.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), os novos equipamentos atuaram em três linhas de fiscalização:

Os equipamentos estão em fase final de instalação, de acordo com a Semtran. Após isso, inicia a etapa de testes, uma das principais para garantir a eficiência completa da tecnologia.

Os radares estão sendo instalados em todas as zonas de Porto Velho. A região central é a mais contemplada com sete equipamentos. Confira os cruzamentos que receberão a tecnologia:

Zona central

Zona Norte

Zona Leste

Zona Sul

Madrugada

Uma dúvida que ainda não foi sanada é sobre o funcionamento durante a madrugada. Segundo a Semtran informou no site da Prefeitura, a legislação brasileira considera infração gravíssima e penalidade de multa para o motorista que avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória a qualquer horário do dia. Por questão de segurança, muitos motoristas avançam o semáforo a fim de prevenir assaltos e crimes.

A Semtran informa que está realizando estudos para ver qual a melhor forma de resolver a questão. Alguns estados usam o semáforo intermitente durante a madrugada e outros suspendem as penalidades após sua aplicação. 

Quando começam a operar?

Segundo a Semtran, após a fase de testes dos equipamentos, será iniciada a implantação da sinalização de advertência e regulamentação para começar a operação dos radares.

No entanto, ainda de acordo com a pasta, até o momento não existe uma data definida para que os radares iniciem a operação, mas a expectativa é que o serviço já esteja em pleno funcionamento até o final de março deste ano. (texto publicado no Rondoniagora)

O investimento total da obra é de R$ 4,5 milhões, segundo informou a Semtran. A medida faz parte do pacote de ações que estão sendo implementadas pela Prefeitura para reduzir o número de acidentes e garantir um trânsito mais seguro na capital.

SIGA-NOS NO

Veja Também

MPF solicita informações sobre a cobertura vacinal em escolas de Rondônia

Energisa reforça operações em Rondônia com frota superior a 800 veículos

Só serviços essenciais funcionam nesta quarta-feira, dia da Consciência Negra

Assembleia Legislativa de Rondônia conquista selo Diamante de Transparência Pública em 2024