Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Recadastramento de aposentados e pensionistas do Iperon retorna em 1º de julho

O recadastramento anual dos servidores aposentados e pensionistas junto ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon), do Governo de Rondônia, retorna a partir de 1º de julho de 2021. O trâmite estava suspenso desde março de 2020, em decorrência da pandemia. Os aposentados e pensionistas do Iperon precisam fazer o recadastramento anualmente em seu mês de aniversário com o intuito de evitar o bloqueio de seus proventos.

Neste ano, apenas os aposentados e pensionistas que fazem aniversário no segundo semestre, ou seja, nos meses de julho a dezembro irão se recadastrar em seus respectivos meses. Os segurados que fizeram aniversário nos meses de janeiro a junho somente irão se recadastrar em seu mês de aniversário em 2022.

O recadastramento é feito de duas formas, presencial e on-line. Para realizar o procedimento on-line o segurado irá preencher as informações disponíveis no site do Iperon, na aba recadastramento e enviar via correios para a sede do Instituto a declaração de vida e residência autenticada em cartório, o recadastramento só é validado quando a declaração original é recebida no Instituito, no mês do aniversário do segurado. Caso haja atraso, seus proventos podem ser bloqueados.

Atendimento

Os aposentados e pensionistas que optarem por fazer o recadastramento presencial devem realizar um agendamento no site do Iperon. O agendamento vai abranger os municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.

“O segurado deve ficar atento a data e o horário agendado. O mesmo deve ser cumprido a risca, em cumprimento ao Decreto n°25.859, de 6 de março de 2021”, explica o gerente de cadastro João Celino Durgo.

Prova de vida

O Iperon permite que aposentados e pensionistas realizem a prova de vida em sua casa, por meio de visita da assistente social do Instituto ao domicílio do segurado. Esse direito é garantido quando o segurado da capital é acamado, impossibilitado de comparecer presencialmente, por motivos de saúde.

Para isto, um representante legal do segurado deve fazer a solicitação através do e-mail gepemep@iperon.ro.gov.br anexando um requerimento com o pedido da visita (o modelo está disponível no site do Iperon), laudo médico que justifique a impossibilidade de locomoção, documento de identificação com foto do segurado e do representante, telefone e e-mail atualizados, certidão de casamento ou nascimento, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, contracheque e cartão Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) ou Programa de Integração Social (PIS). Caso o aposentado não possua uma certidão do PIS/PASEP, um extrato bancário pode ser apresentado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6