Receita Federal libera consulta ao quarto lote de restituição de imposto de renda

A Receita Federal do Brasil liberou a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2017 nesta sexta-feira (8). O lote contempla 2,257 milhões de contribuintes, totalizando a liberação de mais de R$ 2,7 bilhões em todo o país.
A partir de hoje é possível também consultar as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016. A liberação do crédito bancário para todos os casos desta fase será realizada no próximo dia 15 de setembro.
Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte deverá acessar o portal da Receita ou ligar para o 146. A consulta também pode ser feita por um aplicativo para tablets e smartphones, o que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.
Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso perca o prazo, o contribuinte deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, é preciso procurar qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança.
Veja Também
Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema
Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema
STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6
Homem é morto a facadas pelo próprio cunhado na zona leste de Porto Velho