Rondônia, 22 de junho de 2026
Geral

Reivindicação do Sindsef/RO garante entrega de EPIs e uniformes para servidores do DCV

|
da Assessoria

Em um desfecho que marca uma importante vitória para a segurança do trabalho, os servidores federais lotados na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), especificamente no Departamento de Controle de Vetores (DCV), começaram a receber nesta sexta-feira (19) seus kits de uniformes e botinas. Tudo isso foi graças à mobilização persistente e incisiva do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO.

A batalha por condições dignas de trabalho não é recente. Desde a gestão anterior da Semusa, sob o comando de Eliana Pasini, o Sindsef/RO já vinha protocolando diversos ofícios denunciando a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Na época, as solicitações do sindicato foram ignoradas, deixando os servidores em uma situação de vulnerabilidade e impedindo a execução de um serviço eficaz à população.

“Sem os equipamentos, os servidores ficam impedidos de executar suas funções com qualidade e segurança, comprometendo diretamente a oferta de saúde na ponta, para a nossa população”, destacou o Presidente do Sindsef/RO, Almir José.

Com a mudança na gestão e a chegada do secretário Jaime Gazola Filho, o Sindsef/RO intensificou a pressão. Através do Ofício nº 178/Presidência/2025, a entidade relatou o histórico de descaso e exigiu uma reunião imediata para sanar as irregularidades.

O encontro, provocado diretamente pelo sindicato, ocorreu no dia 01 de outubro no DCV. Na ocasião, o Sindsef cobrou não apenas os uniformes e EPIs, mas também a regularização dos exames periódicos fundamentais para quem lida diariamente com agentes químicos e controle de endemias.

A notícia da entrega dos materiais nesta sexta-feira foi recebida com satisfação, mas também com uma ressalva pela presidência do sindicato. Embora o secretário tenha realizado a entrega pessoalmente no DCV, o Sindsef/RO autor intelectual e articulador da demanda não foi convidado para o ato.

Para o Presidente Almir José, o mais importante é que o benefício chegou ao trabalhador, mas reforça que o resultado é fruto exclusivo da pressão sindical. “Isso só ocorreu devido às várias reivindicações do sindicato desde a gestão anterior. Fomos o agente provocador dessa mudança”, afirmou.

Avanços na saúde: Exames periódicos garantidos

Além dos equipamentos físicos, o Sindsef/RO também celebra avanços na saúde preventiva. Após negociações com o superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia (MS/RO), Sid Orleans, os exames periódicos para os servidores já estão sendo realizados.

Esta medida é considerada vital, pois permite o monitoramento contínuo da saúde dos profissionais que atuam em contato direto com produtos tóxicos e inseticidas, garantindo que o exercício da função não resulte em doenças ocupacionais a longo prazo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Homem atacado a facadas morre horas após discussão em bebedeira na Zona Sul da capital

Prefeitura leva educação ambiental sobre queimadas para os distritos

Advogado rondoniense recebe medalha Mérito Líder Comunitário do Distrito Federal

Partido aciona STF contra criação da Estação Soldado da Borracha sem desapropriação