Reunião discute operação para reduzir ações de grupo criminosos
O Ministério Público de Rondônia participou de reunião promovida pelo Comando da Polícia Militar de Rondônia, na Câmara de Vereadores de Buritis, com o objetivo de apresentar e discutir pontos da segunda fase da Operação Jamari, a ser realizada no período de 3 de julho a 3 de outubro de 2012 em toda região do Vale do Jamari.
A reunião contou com a participação do Promotor de Justiça Nelson Liu Pitanga e diversas autoridades civis e militares. Durante a Operação Jamari, serão realizadas abordagens e rondas, objetivando reduzir as ações de grupos criminosos, assim como baixar a níveis toleráveis os índices de criminalidade na região do Vale do Jamari. Serão planejadas e executadas operações pontuais na área do Vale do Jamari em conjunto com outros órgãos, com base nos dados estatísticos e levantamento do serviço de inteligência. Numa segunda etapa, será solicitado o incremento do policiamento ostensivo ordinário e a melhora da malha de proteção policial no Vale do Jamari.
Os objetivos da Operação Jamari são: restabelecer a lei e a ordem; proporcionar a população maior sensação de segurança e tranquilidade; identificar as rotas de acesso à Bolívia através de trilhas carreadores estradas clandestinas, fazendo a atualização dos mapas existentes, registrando moradias, comércios, e demais edificações existentes na região; combater o tráfico internacional de drogas (inciso I, art. 40, Lei 11.343/2006); Combater o tráfico internacional de armas de fogo, munições e explosivos ( art. 18, Lei 10.826/2003); recuperar veículos roubados/furtados; capturar foragidos da justiça; Combater a evasão de minérios para países estrangeiros; combater a evasão de veículos roubados/furtados para países estrangeiros; combater o contrabando e descaminho, combate o crime ambiental, entre outros tipos de crimes.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes