Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Revisões marcam últimos momentos antes do Enem em Rondônia

Faltando apenas um dia para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alunos e professores de escolas da redes pública e particular de Porto Velho aproveitam para revisar os últimos conteúdos para a prova. Manter a calma, chegar com antecedência ao local de prova, se alimentar e dormir bem, são essenciais.

Com o sonho de ser psicóloga, Emanuele Miranda, 17 anos, disse estar preparada para realizar a prova de domingo. “Foram longos meses de estudo e agora chegou o grande dia. Me esforcei muito, estudando e revisando os conteúdos passados pelos professores. Agora, estou confiante e espero alcançar uma boa nota no dia da prova”, espera Emanuele.

O sonho de ser advogada fez com que a jovem Sabrina da Silva, de 19 anos, se dedicasse bastante nos estudos. “Estudei muito durante o ano, para que quando chegasse o grande dia eu estivesse preparada. Todos os dias eu saia de casa 7 horas e só retornava à noite depois de um longo dia de estudo. No dia da prova, eu vou me concentrar e me dedicar mais ainda para que eu consiga uma boa nota. Eu agradeço a todos os professores que estiveram com a gente durante essa jornada de estudo”, disse a estudante.

Gilson Gabriel, 22 anos, sonha em ser médico e para realizar o sonho, ele se preparou bastante. “É uma jornada puxada e cansativa, mas que vale a pena quando a gente tem um sonho. Não foi fácil essa jornada porque temos que nos dedicar muito e abrir mão de muitas coisas. Agora, eu espero ter um bom desempenho para conseguir uma boa nota para medicina”, diz.

Segundo o coordenador pedagógico do colégio Classe A, Antônio Alecrim, a preparação intensa dos alunos começa em fevereiro. “Nós revisamos todos os conteúdos primordiais para que os nossos alunos tenham sucesso na aprovação do Enem, lecionando aulas o dia todo. Hoje, estamos fechando os estudos com o projeto Conexão Enem, que tiveram duração de três semanas e participação de 350 estudantes”, disse.

Na primeira semana do projeto, os professores lecionaram todas as disciplinas. Na sexta-feira, reta final dos estudos, fecharam com literatura, sociologia e filosofia. “Ao longo da semana, nós trabalhamos com história, geografia, redação, gramatica, e interpretação de texto”, enfatizou Antônio Alecrim.

Na Escola Estadual João Bento da Costa não foi diferente. A vice-diretora Jucilene Graninhele, disse que os alunos do ensino médio iniciam o ano letivo com foco total no Enem. “Todos os anos, uma semana antes da prova, a gente faz uma revisão de todo o conteúdo. Nossos temos uma equipe de professores altamente capacitados passar todos os conteúdos necessários para que nossos alunos consigam uma boa nota no Enem. Nossos alunos estão preparados e com certeza teremos bons resultados”, disse a vice-diretora.

A professora de língua portuguesa do João Bento da Costa, Dani Samora, explica que os professores passam para os alunos tudo sobre as competências e habilidades exigidas pelo Enem. “O ano todo a escola se organiza para que tudo seja passado antes da prova, aplicando simulados, aulões, e semana de revisão. Durante os estudos, são revisados os conteúdos da série específica e a revisão das séries anteriores dos alunos”, explicou a professora.

Sabrina da Silva sonha em ser advogada: dedicação total

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6