Rondônia, 29 de abril de 2024
Geral

Ribeirinhos esperam movimentar economia com três grandes eventos em Nazaré

Desde a enchente recorde de 2014, os distritos do Baixo Madeira lutam para reconstruir suas casas e desenvolver as atividades econômicas de subsistência. Em Nazaré, localidade distante 200 quilômetros de Porto Velho na margem esquerda do rio Madeira, as ações de Organizações Não Governamentais (ONGs), Poder Público e a iniciativa dos próprios cidadãos asseguraram a reconstrução de boa parte do lugar. Neste ano, três grandes eventos vão movimentar a comunidade, trazendo visitantes de outros distritos, a exemplo de Calama e São Carlos, e Porto Velho. São esperadas centenas de pessoas na tradicional Festa da Melancia, Festival Folclórico e a primeira etapa do 29º Interdistrital de Esportes.

Hoje Nazaré tem cerca de 120 famílias. Cerca de 20 não voltaram após a enchente de 2014. O distrito tem sua economia baseada na produção agrícola (melancia, banana, mandioca), pescado e a comercialização de produtos durante os eventos públicos que atraem centenas de visitantes. Não falta energia, a internet por enquanto é acessada com pagamento de R$ 5,00 durante 24 horas, existem linhas telefônicas convencionais nas residências, embora dois orelhões na entrada do distrito estejam indisponíveis.

Kit purificador de água

Um fato curioso em Nazaré é o sistema de purificação de água implantado por uma ONG estrangeira. Por R$ 30 mil, o kit, que traz uma placa solar e o sistema interna na caixa d’água para tornar a água boa para consumo, garante até 400 litros por hora. “A água é utilizada exclusivamente para consumo. Para outras atividades, como higiene e comida, nós usamos a água de um poço semi artesiano”, disse Jeferson Tavares, vice-presidente da Associação dos Moradores, Produtores e Amigos de Nazaré (Ampan) e organizador da Festa da Melancia.
Jeferson é um dos mais entusiastas do desenvolvimento de Nazaré. Mesmo com dificuldades, todo ano ele se reúne com a comunidade e promove o festejo, arrastando centenas de pessoas para acompanhar a festividade.

Pousadas e transporte

A Festa da Melancia, Festival Folclórico e o Interdistrital estão marcados para o mês de julho e agosto. O distrito de Nazaré conta com 5 pousadas com ar-condicionado, geladeira e camas confortáveis. Para chegar até o distrito, o turista pode viajar nas embarcações de médio porte que dura até 5 horas de viagem; e o expresso que faz rotas diárias. A saída dos barcos acontece do porto do Cai N’água. Se preferir, o visitante pode dirigir por 60 quilômetros pela Estrada da Penal, a RO-005, até a margem do rio Madeira em frente ao distrito de São Carlos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Dia do Profissional da Contabilidade marcado por homenagem na Assembleia Legislativa de Rondônia

Ficalização do TCE-RO volta ao João Paulo II e identifica falhas gravíssimas

Energisa divulga dicas de segurança para evitar choques elétricos em casa

Oficina do ABC+ Rondônia ajusta plano de trabalho para execução das ações de redução de emissão de gases estufa na agropecuária