Rondônia, 17 de novembro de 2024
Geral

Ribeirinhos esperam movimentar economia com três grandes eventos em Nazaré

Desde a enchente recorde de 2014, os distritos do Baixo Madeira lutam para reconstruir suas casas e desenvolver as atividades econômicas de subsistência. Em Nazaré, localidade distante 200 quilômetros de Porto Velho na margem esquerda do rio Madeira, as ações de Organizações Não Governamentais (ONGs), Poder Público e a iniciativa dos próprios cidadãos asseguraram a reconstrução de boa parte do lugar. Neste ano, três grandes eventos vão movimentar a comunidade, trazendo visitantes de outros distritos, a exemplo de Calama e São Carlos, e Porto Velho. São esperadas centenas de pessoas na tradicional Festa da Melancia, Festival Folclórico e a primeira etapa do 29º Interdistrital de Esportes.

Hoje Nazaré tem cerca de 120 famílias. Cerca de 20 não voltaram após a enchente de 2014. O distrito tem sua economia baseada na produção agrícola (melancia, banana, mandioca), pescado e a comercialização de produtos durante os eventos públicos que atraem centenas de visitantes. Não falta energia, a internet por enquanto é acessada com pagamento de R$ 5,00 durante 24 horas, existem linhas telefônicas convencionais nas residências, embora dois orelhões na entrada do distrito estejam indisponíveis.

Kit purificador de água

Um fato curioso em Nazaré é o sistema de purificação de água implantado por uma ONG estrangeira. Por R$ 30 mil, o kit, que traz uma placa solar e o sistema interna na caixa d’água para tornar a água boa para consumo, garante até 400 litros por hora. “A água é utilizada exclusivamente para consumo. Para outras atividades, como higiene e comida, nós usamos a água de um poço semi artesiano”, disse Jeferson Tavares, vice-presidente da Associação dos Moradores, Produtores e Amigos de Nazaré (Ampan) e organizador da Festa da Melancia.
Jeferson é um dos mais entusiastas do desenvolvimento de Nazaré. Mesmo com dificuldades, todo ano ele se reúne com a comunidade e promove o festejo, arrastando centenas de pessoas para acompanhar a festividade.

Pousadas e transporte

A Festa da Melancia, Festival Folclórico e o Interdistrital estão marcados para o mês de julho e agosto. O distrito de Nazaré conta com 5 pousadas com ar-condicionado, geladeira e camas confortáveis. Para chegar até o distrito, o turista pode viajar nas embarcações de médio porte que dura até 5 horas de viagem; e o expresso que faz rotas diárias. A saída dos barcos acontece do porto do Cai N’água. Se preferir, o visitante pode dirigir por 60 quilômetros pela Estrada da Penal, a RO-005, até a margem do rio Madeira em frente ao distrito de São Carlos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024

Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate

Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida

Portal jurídico nacional revela pesquisa e aponta ampla vantagem de Márcio Nogueira na disputa pela OAB-RO