Rio Madeira apresenta tendência de vazante, mas comunidades ribeirinhas seguem em situação de emergência

O nível do rio Madeira continua em queda desde o início da semana e, no final da manhã desta terça-feira (15), atingiu a marca de 16,59 metros em Porto Velho. O volume atual afasta-se gradualmente da cota de transbordamento, que é de 17 metros, indicando uma tendência de vazante.
Apesar disso, a situação segue crítica para as comunidades ribeirinhas. Nessas regiões, o avanço das águas já causa impactos significativos a partir da cota de 14,5 metros, o que mantém muitas famílias em condição de emergência, especialmente nas áreas mais baixas e vulneráveis.
Segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), o nível médio do rio Madeira para o mês de abril é de 15,04 metros. Ou seja, o volume atual está 1,62 metro acima da média histórica, mas ainda 2,37 metros abaixo do nível máximo já registrado no período.
A maior cheia para esta época do ano foi registrada em 2014, quando o rio alcançou 19,74 metros em 30 de março, provocando prejuízos em dezenas de bairros da capital. Apesar da atual elevação do nível, especialistas avaliam que o cenário deste ano não deve se repetir com a mesma gravidade.
Veja Também
Nível do rio Madeira recua e entra em cota de atenção em Porto Velho, após meses em alerta
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes