Rio Madeira baixa e marca 14,12 metros; Defesa Civil acredita que voltará a subir
Após ultrapassar 15 metros, o nível do Rio Madeira em Porto Velho recuou e começou a baixar. Na manhã desta quarta-feira (31), a cota registra foi de 14,12 metros na capital e 19,78 metros na região de Abunã. De acordo com a Defesa Civil, o município ainda continua em estado de alerta e a baixa é apenas um repiquete.
O diretor da Defesa Civil, Marcelo Santos, explica que esse repiquete - quando o nível do rio sobe ou baixa repentinamente - já era previsto. “Esse nível que foi registrado hoje, eu considero um repiquete porque a previsão ainda é de chuva acima da média e o nível deve continuar oscilando. O fenômeno La niña que provoca a diminuição das temperaturas no Oceano Pacífico perdeu força e isso diminui as chuvas”, explicou.
No entanto, o diretor informa que ainda há previsões de chuvas e o rio poderá subir novamente nos próximos dias. “Nós continuamos mapeando as famílias que estão em áreas de riscos porque precisamos estar preparados caso aconteça uma alagação”, disse.
Porto Velho está em estado de alerta desde o dia 19 de janeiro, quando o Rio Madeira estava atingiu a cota de 14,55 metros. O decreto nº 15.034, de 19 de janeiro de 2018, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), com prazo de vigência de 90 dias.
Segundo dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) repassados à Defesa Civil, a previsão é que o rio pode chegar a cota de 17,10 metros, no máximo, descartando a possibilidade de uma cheia com a que ocorreu em 2014.
Veja Também
Cheia: Prefeitura da Capital decreta Estado de Alerta no Município
Defesa Civil estadual garante estar pronta para atuar em caso de grande enchente em Rondônia
Com lembrança recente da cheia histórica, moradores do Bairro Balsa temem nova enchente
Madeira sobe mais de um metro em uma semana e chega a 15,15 metros em Porto Velho
Madeira sobe mais de um metro em uma semana em Porto Velho
Rio Madeira deve chegar a 16 metros durante o Carnaval, dizem meteorologistas do Censipam