Rondônia, 11 de janeiro de 2025
Geral

Rio Madeira chega a nível crítico em Porto Velho; régua marca metade do registrado em 2022

O nível do Rio Madeira chegou na casa dos dois metros de profundidade. A confirmação foi feita pela Defesa Civil.

Segundo o órgão, o nível registrado, em Porto Velho, na sexta-feira (25), foi de 2,88 metros. Para se ter uma ideia, esse número quase pouco da metade do que foi medido no mesmo período do ano passado.

No dia 25 de agosto de 2022, segundo a Defesa Civil, o Rio Madeira registrou 5,77 metros, ou seja, 2,89 metros de diferença.

Cenário crítico

Com a atual situação, a Delegacia Fluvial da Marinha do Brasil já emitiu uma portaria que proíbe navegação noturna no rio.  A medida foi tomada pensado na segurança dos navegante, já que neste período bancos de areia e pedras costumam aparecer em alguns pontos do rio.

Essa decisão da Marinha sempre ocorre quando o rio fica abaixo dos 4 metros.

Segundo o gerente de Operações da Defesa Ciivil, Anderson Luiz, a situação é preocupante para o mês de agosto.

“Ainda falta o mês de setembro todo. Isso agrava muito a situação nessa época de estiagem aqui em nossa região. A expectativa é que a situação comece a melhorar na segunda quinzena de outubro”, declarou.

Em setembro do ano passado, o Rio Madeira atingiu uma seca recorde. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a bacia chegou a 1,44 metros, no dia 19 daquele mês, em Porto Velho.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho

Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia

Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará

Léo Moraes destaca criação de novas secretarias para garantir direitos aos mais vulneráveis, modernizar o trânsito e proteger vidas