Rondônia, 05 de maio de 2024
Geral

Rio Madeira começa a alagar complexo Madeira-Mamoré, em Porto Velho

O nível do Rio Madeira continua subindo e chegou a 17,32 metros nesta quinta-feira (7), cota que já deixa muitas pessoas em alerta e preocupadas, pois a água começa a ser vista nas ruas e locais se aproximando de prédios públicos. É o que acontece na Estrada de Ferro Madeira- Mamoré (EFMM). O local está fechado para o público em virtude da obra de revitalização.

Com o transbordamento do rio, a água já ultrapassou o deck de madeira que existia no local e começa a se aproximar dos galpões, ainda de forma tímida. Como precaução, a Funcultural ergueu as peças histórica da ferrovia que estão no local, mas monitora o nível do rio diariamente para evitar que algo seja perdido ou fique submerso como aconteceu em 2014, em que a água invadiu praticamente todo o complexo Madeira-Mamoré.

Conforme prognóstico do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipan) o Rio Madeira deve continuar subindo e atingir a cota de 18 metros.

Região Central
Vários comércios localizados na Rua João Alfredo tiveram que fechar as portas após o canal Santa Bárbara, que fica nas proximidades transbordar e a água invadir os pontos comerciais. A Rua Jaci-Paraná também foi interditada.

Na Avenida Rogério Weber, entre as ruas Jaci-Paraná e João Alfredo, no Bairro Baixa União, a água invadiu a via por conta do transbordamento do mesmo canal, provocado pela elevação do Rio Madeira. O antigo Terminal de Integração Municipal e a Feira do Produtor Rural também ficaram alagados.

A Rua Euclides da Cunha no Bairro Baixa União, entre as ruas Jaci-Paraná e João Alfredo, ficou completamente e a água invadiu algumas casas.

No Bairro Cai N’água, na Rua Beira Rio, a água já está na metade da rua e várias casas foram invadidas pela água obrigando os moradores a saírem do local.

SIGA-NOS NO

Veja Também

ÁGUAS DO MADEIRA ISOLAM REGIÃO CENTRAL E CHEGAM TAMBÉM NA FARQUHAR; Vídeo e fotos

JUSTIÇA MANDA UNIÃO E MUNICÍPIO VIABILIZAREM AÇÕES PARA PROTEGER MADEIRA MAMORÉ

IMAGENS MOSTRAM DIMENSÃO DA CHEIA NA ZONA MAIS AFETADA DA REGIÃO CENTRAL DE PORTO VELHO

Cheia do Madeira: Prefeito decreta Estado de Alerta em Porto Velho e Defesa Civil intensifica monitoramento em áreas de risco

Cheia do Madeira já atingiu mais de 700 famílias em Porto Velho

Madeira mantém nível de 17,23 metros e Exército ajuda na remoção de famílias

Cheia do Rio Madeira avança pela região central de Porto Velho

Defesa Civil continua retirando moradores de áreas alagadas; preocupação agora é com a BR-319

Vídeo: Rio Madeira já cobre parte da Avenida Rogério Weber e encosta no muro do TRE e Justiça Federal

Cheia desabriga mais de 800 pessoas; Defesa Civil pede para que famílias evitem áreas de risco