Rondônia, 16 de maio de 2024
Geral

Rio Madeira passa dos 15 metros e três famílias do Bairro Nacional solicitam retirada

O Rio Madeira atingiu na manhã desta segunda-feira (7), o nível 15,07 metros, e com tendência de elevação. Por conta disso, três famílias do Bairro Nacional já entraram em contato com a Defesa Civil municipal pedindo ajuda. Segundo o órgão, faltam cerca de 50 centímetros para a água do rio atingir o assoalho das três casas. Agora, além do monitoramento, será feito um levantamento da situação dos ribeirinhos de oito bairros e mais os becos, e também o planejamento para retirada dos moradores.

Segundo secretário Vicente Bessa, da Secretaria Municipal de Programas Municipais e Defesa Civil, as chuvas intensas que estão caindo no rio Beni e Abunã devem aumentar ainda mais o nível do Rio Madeira em Porto Velho. “Nós estamos monitorando o rio já faz tempo, e estamos percebendo este aumento. Por enquanto nenhuma família foi desabrigada, mas três já pediram ajuda para sair de casa. Agora estamos fazendo o planejamento de retirada, e elas devem ir para casa de parentes”, explica o secretário.

Bessa diz ainda que os bairros Candelária, Triângulo, Baixa da União, Arigolândia, Centro, Nacional, Baixa, São Sebastião e os três becos possuem cerca de 250 famílias que correm o risco de serem atingidas pela possível enchente. “Muitas dessas famílias já estão esperando os apartamentos do Orgulho do Madeira. E o município não pode constituir abrigos porque ainda não estamos em estado de emergência”, informa o secretária que ressalta que é necessário mais de 100 famílias desabrigadas para ser decretado o estado de emergência.

Quem estiver em situação de risco, ou percebendo que o nível do rio está subindo muito rápido, pode entra em contato com a Defesa Civil Municipal pelo telefone 3901-3020 ou 194. O Corpo de Bombeiros também ajuda no socorro, basta ligar no 199.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Mais de 191 mil rondonienses já enviaram as declarações do Imposto de Renda 2024

Friagem perde força e temperaturas voltam a subir em Rondônia nesta quinta

Sentença determina despejo da churrascaria “Boi na Brasa” em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho contrata Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas