Rio Madeira registra 16,60 metros e se aproxima da cota de inundação em Porto Velho
Na manhã desta terça-feira (1º), o rio Madeira atingiu a marca de 16,60 metros em seu nível, apresentando uma elevação de 7 centímetros durante a madrugada, que registrou uma intensa chuva no perímetro da capital rondoniense.
De acordo com dados apontados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o cenário de risco para alguma espécie de catástrofe ambiental por conta da cheia do rio Madeira é moderado, porém, já está sinalizada previsão de chuva até meados de abril, ou conforme as variações da natureza.
"Todo esse fenômeno gera uma preocupação para as comunidades e também pela Defesa Civil, não podemos minimizar a natureza, mas sim maximizar a prevenção e proteção das comunidades mais afetadas", disse o coordenador da Defesa Civil, Marcos Berti.
As recomendações às comunidades mais afetadas pela cheia, como não transitar em locais alagados ou de risco, evitar contato com a rede elétrica e buscar locais mais altos, seguem valendo.
As ações de mitigação dos impactos da cheia do rio Madeira seguem contínuas e com o apoio do setor produtivo. Os porto-velhenses afetados pela cheia do rio Madeira podem acionar a Defesa Civil através do telefone 199.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes