Rio Madeira sobe e pode chegar a 16 metros neste fim de semana, alerta Defesa Civil
O nível do Rio Madeira, em Porto Velho, chegou a 15,58 metros na manhã desta quarta-feira (6) e, segundo a Defesa Civil Municipal, pode chegar a 16 metros até o próximo final de semana, se continuar chovendo no território boliviano. Cerca de 820 famílias que residem em áreas de risco nos bairros Balsa, Nacional, Beco do Gravatal, Beco da Rede, Beco do Birro, Candelária e Panair já receberam a visita e alerta sobre os riscos de permanecerem nos imóveis.
Desde quando o rio começou a subir, as equipes da Defesa Civil começaram a realizar o trabalho de monitoramento e visita em todas as áreas de risco, conversando e alertando os moradores sobre os perigos nesse período. “Nós sabemos que todo ano tem enchente, mas não sabemos a proporção”, esclareceu o coordenador da Defesa Civil, Marcelo Santos.
De acordo com o coordenador, com a previsão de que o nível do rio pode chegar a 16 metros no fim de semana, a preocupação aumenta ainda mais, mas as equipes já estão prontas para agir, se for necessário. “Essa previsão nos deixa mais vigilantes e, se chegar a 16 metros, nós teremos que fazer a retirada de famílias de algumas áreas que são as primeiras a serem atingidas quando o rio transborda”, disse Marcelo.
A orientação do órgão é que as famílias que residem nas áreas de risco aceitem o apoio logístico para saírem desses locais antes que a água entre em suas casas. “Nossa equipe está sempre à disposição da comunidade e, se alguém quiser sair com antecedência, nós prestamos todo o apoio logístico para fazer a mudança e levar para casa de familiares. É importante que essas pessoas aceitem a nossa ajuda para não acordarem com a água em suas casas, principalmente no período da noite que dificulta a remoção”, orientou.
Baixo Madeira
A Defesa Civil Municipal já encaminhou uma equipe para a comunidade de Nazaré para fiscalizar e oferecer o apoio a todas as famílias do Baixo Madeira que querem sair de suas residências com antecedência. “Nós disponibilizamos aproximadamente 100 barracas para as famílias de todo o Baixo Madeira em locais seguros porque o rio vai subir”, garantiu Marcelo.
Ramal Maravilha
Algumas famílias que residem no Ramal Maravilha encontram-se isoladas por causa do transbordamento de um canal que fez com que a água invadisse a estrada. Uma família solicitou ajuda da Defesa Civil para sair de sua residência.
A ajuda pode ser solicitada ligando no 199 ou 98401-5113.
Veja Também
Rio Madeira deve ultrapassar 17 metros no mês de março, prevê Sipam
Ruas do Nacional e Baixa União podem ser inundadas pela cheia do Madeira em março, prevê Sipam
Atletas de Rondônia conquistam 21 medalhas no mundial de Karatê na Argentina
Parque da Cidade será aberto no próximo domingo com inauguração da decoração natalina