ROMBO NA ASTIR COMEÇA A APARECER: PMS PAGAVAM VINHO, FILÉ E PIRARACU A EX-DIRETORES
Os desmandos na Associação Tiradentes dos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Rondônia (ASTIR) podem ser maiores do que se imaginava, revela relatório da Comissão de Sindicância Interna, instituída para apurar irregularidades. No total, nada menos que 35 inquéritos apuratórios foram abertos, mas apenas 8 já foram concluídas. No entanto, o pouco que se apurou já demonstra total descontrole com as finanças e uma certeza: a diretoria destituída tinha inúmeros privilégios e abusava do dinheiro de seus associados.
Para se ter uma idéia, foram descobertos que no comando dos Pms GETÚLIO GOMES DO CARMO (diretor executivo) e MARCELO FARIAS BRAGA (vice-diretor executivo) eram adquiridos diversos tipos de alimentos caros como vinho, pirarucu e filé de dourado. Mas a dilapidação dos cofres da entidade fica mesmo patente com uma descoberta inusitada: a compra de duas toneladas de coxa e sobre-coxa de frango para consumo dos pacientes e funcionários do Hospital Tiradentes em 10 meses. Provado também que a quantidade de duas toneladas de coxa e sobre-coxa em muito ultrapassam as necessidades diárias de consumo individual de carne, apurado por simples cálculo de tabela nutricional versus pessoas que podiam ser alimentadas, demonstrando assim descontrole dos acusados com relação à aquisição de mistura para a cozinha do Hospital Tiradentes.
Mas não é só: A ASTIR contratou até mesmo ume empresa de consultoria, por R$ 33.705 para confeccionar o Plano de Cargos e Salários dos funcionários da ASTIR. A sindicância descobriu também que a direção autorizou a confecção de 2.000 adesivos plásticos para estacionamento de carros e motos, sendo que a associação não possui estacionamento próprio.
Entre as sindicâncias ainda não concluídas, a comissão quer saber porque os relatórios contábeis da gestão do atual deputado Wilber Carlos dos Santos Coimbra, referentes ao ano de 2.004 nunca foram assinados. Os diretores destituídos eram ligados ao parlamentar rondoniense.
Veja Também
AFASTADO POR QUASE QUEBRAR A ASTIR GANHA CARGO DE DIRETOR DE TECNOLOGIA NO GOVERNO CONFÚCIO
Médica Delma Neves encerra 2024 com aprovação na Associação Brasileira de Nutrologia
Nota Legal premia 50 pessoas com meio milhão de reais em prêmios; veja vencedores
Rondônia completa 43 anos de criação com história marcada por ciclos econômicos e luta política