Rondônia, 24 de dezembro de 2025
Geral

Rompimento da adutora no Bate Estaca e descarga elétrica aumentaram problemas de abastecimento

Vários bairros das regiões Central, Norte e Leste de Porto Velho estão sofrendo com a falta de água. O problema causado por dois rompimentos da adutora já ocorre há 12 dias e ainda continuará por, pelo menos, até quarta-feira, segundo a própria Companhia de Águas e Esgotos (Caerd) informou nesta segunda-feira (26).

“Com esse rompimento, nossa capacidade de abastecimento diminuiu de 680 litros de água por segundo para 480. Por isso, paramos de atender alguns bairros da área Zona Norte, mas mantivemos alguns serviços essenciais que é a água em hospitais, algumas escolas e atendemos algumas residências com carros pipas”, afirma Luciano Valério, diretor administrativo da Caerd.

De acordo com a Caerd, a primeira interrupção aconteceu porque houve o rompimento da adutora captação de água em Santo Antônio. O serviço foi resolvido no último sábado (24), mas cerca de duas horas depois, houve um novo rompimento, desta vez na captação do Bate Estaca.

“Houve o rompimento na captação em Santo Antônio. Logo que descoberto, a equipe já começou a trabalhar. Foi feita uma nova tubulação, sistema de concreto do tubo, mas quando ligamos a rede para mandar água para as residências descobrimos um vazamento na rede do Bate Estaca. E o cano está submerso por causa do aumento do Rio Madeira. Levamos uma equipe para tentar resolver o problema e, no momento que eles estavam trabalhando, deu uma descarga elétrica danificando alguns quadros de comando. Mais uma vez a equipe foi lá para solucionar o problema colocando uma bomba e ainda estamos trabalhando para normalizar. Estamos fazendo um desvio para jogar na rede da adutora essa captação do Santo Antônio e normalizar o serviço”, detalha Luciano, que diz que a expectativa é que o problema seja solucionado até quarta-feira, dia 21.

As reclamações sobre falta de água ou problemas relacionados a qualidade da água podem ser feitas pelo 08006471950.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Denunciados na Operação “Cruciatus” são condenados

Mais de 60 famílias do Morar Melhor recebem geladeiras e ventiladores econômicos da Energisa

Ações de fiscalização serão intensificadas até fevereiro de 2026 com integração das forças de segurança

Vereador recorre à Justiça para tentar reativar verbas de publicidade enquanto investigação criminal segue em andamento