Rondônia atinge meta e Agevisa estende vacinação contra a gripe a toda população

De acordo com o último relatório do dia 31 de maio emitido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em Rondônia 95,88% das pessoas que fazem parte do público prioritário foram vacinadas contra a gripe influenza. Em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) optou por continuar vacinando apenas crianças e grávidas.
Apesar do Estado ter superado a meta do Ministério da Saúde, que era de 90%, dados da Agevisa mostram que os municípios de Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Novo Horizonte, Pimenta Bueno, São Miguel do Guaporé e São Felipe do Guaporé não conseguiram atingir a meta. Já Porto Velho conseguiu imunizar 91,32% das pessoas que fazem parte do público alvo.
Com a meta atingida para o grupo prioritário, a vacinação contra a gripe H1N1 foi estendida para toda a população. As doses estão disponíveis nos postos de saúde até durarem os estoques da vacina.
Durante o período da campanha, que foi de 10 de abril e 31 de maio, foram priorizados os idosos, gestantes, crianças entre seis meses a menores de 6 anos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas, além de profissionais de segurança e salvamento.
A escolha do público prioritário segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) por estarem mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes