Rondônia deve enfrentar forte queda de temperatura no fim de semana; previsão é de 24º em Porto Velho, na quinta

Rondônia deve registrar no fim de semana a primeira grande friagem do ano, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Climatempo. Uma intensa massa de ar frio polar avança pelo país e deve atingir a região Norte até a próxima quinta-feira (29), provocando uma acentuada queda nas temperaturas. A máxima esperada para Porto Velho neste dia será 24º.
O fenômeno tem origem em uma frente fria que se desloca pelo Sul do Brasil entre terça (27) e quarta-feira (28), trazendo forte contraste entre massas de ar quente e frio. Este encontro deve causar tempo severo em diversos estados, com chuvas e, principalmente, redução brusca das temperaturas.
Impulsionado por um anticiclone — sistema de alta pressão que empurra o ar frio para latitudes mais baixas —, o avanço da massa polar alcançará Rondônia, Acre e Amazonas, impactando diretamente as temperaturas na região amazônica.
Em Porto Velho, a máxima prevista para quinta-feira é de 24º, segundo o Inmet. O Climatempo diz que será 25º. O Inmet destaca que essa queda representa o episódio de friagem mais acentuado de 2025 na Amazônia até o momento.
No Sul do país, o ar frio será ainda mais rigoroso: há possibilidade de temperaturas negativas e até mesmo neve pontual nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As mínimas podem variar entre 3°C e 5°C, com geada ampla prevista para diversas regiões, incluindo partes do sul de Mato Grosso do Sul.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes