Rondônia: ICMS de combustíveis aumenta preço do litro gasolina em 15 centavos e diesel em 12
Os preços da gasolina, diesel e gás de cozinha em Rondônia devem aumentar nesta quinta-feira (1), seguindo determinação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) tomada ainda em outubro. De acordo com o secretário executivo do Sindicato dos Postos Revendedores (Sindpetro/RO), Carlos Eduardo Valente a gasolina terá aumento no litro de 15 centavos, o diesel de 12, mas ainda não são números finais, uma vez que as distribuidoras devem repassar valores de recente aumento do Petróleo.
Apesar de não representar a categoria, o dirigente estima que aumento no preço do gás de cozinha será de 7 centavos por quilo no estado.
Segundo a Agência Brasil, o aumento reflete a decisão de vários estados de reajustar o ICMS para os produtos em geral para compensar perdas de receita.
Na maior parte dos casos, os estados elevaram as alíquotas gerais de 18% para 20%. Como os combustíveis seguem um sistema diferente de tributação, os reajustes serão com valores fixos em centavos.
Em Rondônia, o reajuste no ICMS foi de 19,5% e entrou em vigor em 12 de janeiro, segundo a Lei 5.634/2023.
Anteriormente, o ICMS incidia conforme um percentual do preço total definido por cada unidade da federação. Agora, o imposto é cobrado conforme um valor fixo por litro, no caso da gasolina ou do diesel, ou por quilograma, no caso do gás de cozinha.
Veja Também
Em coletiva, Léo Moraes apresenta contas públicas e situação fiscal do município de Porto Velho
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de Rondônia
Porto Velho inicia "Operação Inverno 2025” para enfrentar desafios do período chuvoso
Novo titular trava Sejucel e deixa fornecedores e artistas desesperados