Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Rondônia intensifica recuperação de nascentes para conter rebaixamento do nível de lençol freático

Com a crescente falta de água registrada nos estados do Sudeste e do Nordeste do Brasil, e em várias partes do mundo, que tem provocado racionamentos, o Governo de Rondônia tem intensificado a recuperação de nascentes nos 52 municípios do Estado.

O objetivo é desobstruir o curso das nascentes, a fim de que o constante rebaixamento do lençol freático seja contido e retorne aos níveis normais, como explica Hélio Dias, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon) e Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RO), entidades parceiras do projeto, que é desenvolvido por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), prefeituras, o Ministério Público Ambiental (MP-RO) e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Rondônia (PM-RO).

Evandro Padovani, secretário da Seagri, lembra que este trabalho já é realizado no estado e que o modelo desenvolvido pelo Chefe do Núcleo de Pesca da Seagri de Cacoal, Vilmar Kemper será disseminado junto às prefeituras, associações rurais, proprietários de terras, pecuaristas, agricultores e piscicultores. “A capacitação de técnicos multiplicadores e palestras para estudantes da rede pública de ensino são determinantes para o sucesso do conscientização e preservação das nascentes em nosso estado”, acredita o secretário.

Mapeamento das nascentes que alimentam o rio Pirarara em Cacoal

Kemper, especialista em recuperação de nascentes, diz que há como evitar os problemas enfrentados pelos estados do Nordeste e Sudeste do país, que têm sofrido com o baixa dos reservatórios. “Criamos um método simples e rápido para a recuperação das nascentes em todas as propriedades de Rondônia, com o acero da área; tratamento da terra (para maior absorção da água); desvio de enxurrada; plantio de espécies nativas (árvores da região amazônica); e construção de muros de arrimo feitos de pedras”, explica.

Mapeamentos estão sendo realizados, a fim de destinar recursos e equipamentos para que os técnicos realizem os treinamentos e possam acompanhar as ações de recuperação das nascentes em cada um dos 52 municípios. “Sabemos das dificuldades e dos desafios, mas não podemos aceitar que os rondonienses, a fauna e a flora venham a sofrer com a falta de água, indispensável para a vida”, finaliza Evandro Padovani.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema