Rondônia, 14 de maio de 2024
Geral

Rondônia investiga nove casos suspeitos de microcefalia ligados ao vírus zika

De 12 casos, Rondônia ainda investiga nove casos suspeitos de microcefalia ligadas ao vírus zika. Três já foram descartados. De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), há dois casos confirmados pelo Ministério da Saúde como infecção congênita, e por conta disso, também está sendo apurada a origem desta alteração em bebês. Por enquanto, não há nenhum caso foi confirmado no estado.

“São alterações muito semelhantes, que podem causar essa microcefalia, no entanto, precisamos investigar o que realmente causou. Pode ser várias coisas, inclusive o zika. Nada está descartado”, diz Arlete Baldez, diretora geral da Agevisa.

Sobre as notificações da dengue, chikungunya e zika no estado, Arlete esclarece que os casos de dengue tiveram uma leve queda esta semana, mas nada confirmado. “Muitos municípios acabam enviando a informação atrasada, e esta queda pode ser falsa. O que temos é que os casos continuam elevados, e estamos intensificando as ações de combate”, diz. Sobre zika, permanece os quatro casos confirmados e de chikungunya são quatro importados e dois autóctones (aqueles contaminados dentro do estado).

Segundo a Agesiva, os casos suspeitos terão uma resposta mais rápida, já que desde o dia 1º de março o Laboratório Central (Lacen) realizada os exames.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura de Porto Velho e Comitê Paralímpico Brasileiro assinam acordo de cooperação para instalação de Centro de Referência

Ifro abre seleção com 500 vagas para cursos presenciais e EaD em 2024

Pedro Origa: “Me sinto honrado do que tive aqui, e das famílias que me albergaram”

Friagem derruba temperaturas em todo o estado nesta quarta-feira, diz Sipam