Rondônia, 23 de dezembro de 2025
Geral

Rondônia realiza primeira despesca e abate técnico de pirarucu de cativeiro

A primeira despesca e abate técnico da espécie pirarucu em regime de cativeiro em tanques de lonas de Rondônia acontece nesta terça-feira (14), dentro do projeto experimental Piraçaí, desenvolvido no reassentamento Santa Rita, em Porto Velho, pelo Governo do Estado em parceria com a Santo Antonio Energia. Cerca de 10 toneladas de peixe serão abatidas com técnicas modernas e transportados, nessa primeira fase, para São Paulo, onde serão processadas.
A empresa Rondônia Alimentos, um frigorifico de pescados que está sendo instalada no Distrito Industrial de Porto Velho, inicia suas atividades nesse primeiro abate, transportando o produto para processamento ao mesmo tempo em que iniciará a construção de frigorífico com uma capacidade de abate e processamento de aproximadamente 40 toneladas dia.
O projeto experimental de integração desenvolvido pelo Governo do Estado, implantado no Reassentamento Santa Rita, mostra o equilíbrio entre a produção, preservação e reutilização de recursos hídricos. O nome do Projeto é "Piraçaí", sistema de produção integrada de pirarucu com açaí. A proposta foi desenvolvida por técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e regularização Fundiária (Seagri) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia ( Emater).
O objetivo do projeto é reduzir problema relacionado à produção de resíduos produzidos pela atividade utilizando-os na fertirrigação do solo para produção agrícola em métodos de arranjos produtivos adequados à realidade ambiental, social e cultural do meio, diminuindo uso de insumos artificiais e os impactos ao meio ambiente proveniente da atividade convencional em tanques escavados.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Denunciados na Operação “Cruciatus” são condenados

Mais de 60 famílias do Morar Melhor recebem geladeiras e ventiladores econômicos da Energisa

Ações de fiscalização serão intensificadas até fevereiro de 2026 com integração das forças de segurança

Vereador recorre à Justiça para tentar reativar verbas de publicidade enquanto investigação criminal segue em andamento