Rondônia, 13 de fevereiro de 2026
Geral

Rondônia recebe recurso do Ministério da Saúde para construção de UBS

O Ministério da Saúde (MS) liberou R$ 1,1 milhão para cinco municípios de Rondônia construírem seis Unidades Básicas de Saúde (USB). O recurso faz parte do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS) que pretende melhorar as unidades de saúde já existentes e possibilitar a construção de novas unidades para ampliar o atendimento gratuito à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os recursos estão previstos no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e são repassados aos Fundos Municipais de Saúde, por meio do Bloco de Investimentos na Rede de Serviços de Saúde de cada região contemplada. Em Rondônia estão contemplados os municípios de Itapuã do Oeste, Rio Crespo, São Francisco do Guaporé, Cacoal e Nova Brasilândia d’Oeste. Todos devem construir novas unidades.

O programa
O Requalifica UBS é uma das estratégias adotadas pelo governo federal para a estruturação e o fortalecimento da atenção básica em todo o Brasil. O Ministério da Saúde destina R$ 5,8 bilhões para construção e ampliação de cerca de 27 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) em mais de 5 mil municípios brasileiros. O programa foi criado em 2011 e permite que sejam firmadas parcerias com os municípios para que os gestores locais possam estruturar seus postos de saúde e oferecer melhor atendimento à população.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Nova 364 apresenta projeto do Expresso Porto em audiência pública organizada pela Prefeitura

Ausência de resposta concreta do MGI sobre a dedicação exclusiva leva o Sindsef a acionar o TCU para resolver o problema dos professores transpostos

Sistemma condiciona entrada na coleta de Porto Velho a reequilíbrio financeiro, diz documento interno

Mesmo com alerta da Câmara, Secretaria insiste na contratação de empresa “problemática” para coleta de resíduos em Porto Velho