Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

Rondônia recebe vacina que deve controlar Brucelose no estado

O secretário estadual de Agricultura, Francisco Evaldo de Lima, participou nesta terça-feira (18) da solenidade de entrega de 560 mil doses de vacina RB51, contra a brucelose em bovinos. A doação foi feita à Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia (Emater-Ro) pelo laboratório Schering-Plough-Intervet, através da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril, do Estado de Rondônia (Idaron). O evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 18, no auditório do Aquárius Selva Hotel.


Brucelose

Evaldo de Lima observou que, por isso mesmo, cuidar da sanidade animal no Estado é de fundamental importância para participar do mercado mundial, valendo-se da estratégica posição geográfica. “Nosso foco é ser competitivo e aumentar a produtividade do nosso rebanho, mas sem derrubar um pé de árvore sequer”, completou o secretário. Na ocasião, Evaldo de Lima agradeceu, em nome do governador João Cahúlla ao gerente técnico pecuário do laboratório Schering-Plough-Intervet, Sebastião Faria. “Agradecemos essa importante doação e reitero que estamos de portas abertas para fixar parcerias em outros setores importantes de nosso Estado”, finalizou o secretário.

Brucelose

A Brucelose é uma doença infecto-contagiosa, causada pela bactéria do gênero Brucella, que acomete o rebanho bovino e bubalino, em especial as fêmeas, sendo uma zoonose de grande relevância para a saúde. É responsável por grandes prejuízos no rebanho nacional, devido ao aborto, redução da fertilidade e conseqüente queda na produção leiteira.

Dados extraídos com a sorologia realizada em 2004, e que é realizada a cada dez anos, quatro por cento do rebanho, focados em 28% das propriedades rondonienses, estavam afetados pela doença. Desde então, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), tem investido, através do Idaron e da Emater, em campanhas de prevenção e controle da doença.

Diferente da vacina B19, que vem sendo ministrada em bovinos - fêmeas de três a oito meses de idade - para controle da brucelose, a vacina RB51 é indicada para animais, fêmeas também, acima de 12 meses. Segundo a médica veterinária Silvana de Castro Freitas, da Emater, serão vacinados animais que não receberam sua dose em tempo hábil. “Essa ação será de extremo impacto na sanidade do rebanho rondoniense, podendo assim diminuir ou erradicar a brucelose no Estado”, diz a veterinária.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026