Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024
Entre janeiro e outubro de 2024, o estado obteve uma expressiva redução nos índices de criminalidade, resultado de investimentos estratégicos do governo de Rondônia em segurança pública e atuação coordenada das forças policiais. Dados da Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) revelam quedas em crimes como furtos (-18%), roubos (-35%), roubos a residências (-12%) e roubos a estabelecimentos comerciais (-46%), em comparação com o mesmo período de 2023. A redução dos casos de feminicídio (-44%) e violência doméstica (-3%) também representa um importante avanço no enfrentamento à violência contra a mulher no estado.
O progresso é fruto de uma série de políticas públicas de segurança fortalecidas ao longo do ano, com ênfase na modernização tecnológica e no uso de inteligência policial. O estado intensificou o patrulhamento e as operações de monitoramento em áreas vulneráveis, garantindo uma resposta mais ágil e eficiente às ocorrências.
Os investimentos em sistemas de monitoramento e equipamentos de última geração permitiram às equipes policiais uma ação mais precisa e preventiva, ampliando a presença em áreas críticas e fortalecendo a sensação de segurança nas comunidades.
O secretário Felipe Bernardo Vital, enfatizou o impacto da atuação das polícias Civil e Militar, e destacou os investimentos feitos pelo governo na área de segurança. “A redução nos índices é fruto de uma política de segurança otimizada, atuação dedicada das forças policiais e investimentos realizados pelo governo. Temos investido em tecnologia, capacitação e infraestrutura para proporcionar melhores condições de trabalho às equipes e ampliar a segurança da população. As forças policiais têm atuado com inteligência e estratégia, e seguimos atentos e empenhados em manter esses avanços.”
Veja Também
Médica Delma Neves encerra 2024 com aprovação na Associação Brasileira de Nutrologia
Nota Legal premia 50 pessoas com meio milhão de reais em prêmios; veja vencedores
Rondônia completa 43 anos de criação com história marcada por ciclos econômicos e luta política