RONDÔNIA TEM A PRIMEIRA ESTÂNCIA TURÍSTICA EM OURO PRETO

Primeira estância turística de Rondônia, instituída pela Lei Complementar 664/2012, Ouro Preto do Oeste reuniu na sexta-feira, 2, autoridades para discutir o plano estratégico para o desenvolvimento do setor. Com potencial, a microrregião possui grandes atrativos, a exemplo do Hotel Fazenda Graúna, o Vale das Cachoeiras e o Morro Chico Mendes, onde se pratica o parapente. Para aproveitar as riquezas do local, o prefeito Alex Testoni (PSD) criou a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes (Sectur) e determinou a elaboração do Plano Municipal para o Desenvolvimento do Turismo (PDTUR).
Na sexta, representantes da Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores, Superintendência Estadual do Turismo (Setur), Fecomércio, SindHotel e Sebrae participaram de um encontro promovido pela prefeitura para tratar da institucionalização da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste. “Vamos colocar o turismo como prioridade número 1 em Ouro Preto”, discursou o prefeito Alex Testoni. Com a inclusão da Lei 664/2012, a prefeitura está apta a buscar recursos financeiros junto ao Governo do Estado e a União na promoção do turismo. O Sebrae anunciou a disponibilidade de R$ 800 mil para investimentos na capacitação de profissionais e empresários do setor de restaurante e hotelaria. A diretora executiva da Fecomércio Cileide Macedo anunciou que entre os dias 26 de outubro a 6 de novembro estará sendo oferecido em Ouro Preto do Oeste os cursos de capacitação em culinária e para garçom, que serão ministrados por meio do Senac sem custo algum para os participantes. Coube ao Estado, a construção do Museu do Migrante no Morro Chico Mendes e dois centros de atendimento ao turista, anunciados pelo superintendente Júlio Olivar.
Infraestrutura
Paralelo aos investimentos no turismo, o núcleo urbano de Ouro Preto do Oeste também está sendo preparado para receber o turista. O prefeito Alex Testoni garantiu a limpeza das margens da BR-364, acabando com a poluição das placas de publicidade; iniciou a limpeza de canais e a operação tapa-buracos nas ruas e avenidas da cidade e retomou as obras do Bosque Municipal. “Queremos dispor de uma estrutura humanizada e moderna para nossos visitantes”, disse o prefeito, um dos maiores entusiastas do turismo.
Veja Também
Judiciário de Rondônia completa 44 anos
Porto Velho tem mais de 37,2 mil famílias contempladas pelo Gás do Povo
Começa período de inscrições para o Prouni 2026
Petrobras anuncia redução no preço da gasolina em 5,2% para distribuidoras