Rondônia tem redução de 90% de focos de queimadas

O Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) revelou dados sobre a redução de queimadas no Brasil, comparando com o mesmo período no ano passado. Rondônia foi o estado que mais conseguiu reduzir focos de incêndio, reduzindo em 90% a ação predatória. A queda acentuada aconteceu pela combinação do clima mais ameno – em 2024 a seca foi uma das maiores da história -, as ações de orientação via peças publicitárias, contratação de agentes, compra de insumos e uso de veículos e aeronaves, determinação dos órgãos de controle, Ministério Público e Justiça rondoniense.
Segundo release enviado pelo Governo de Rondônia, via Secretaria de Comunicação (Secom), conforme a última atualização do Monitor de Secas, enquanto em outros estados a seca tem se intensificado, Rondônia, com o registro de chuvas, passa pelo período de forma mais branda. O Boletim de monitoramento de eventos hidrometeorológicos críticos do estado de Rondônia, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), aponta que os níveis dos rios, apesar de estarem reduzindo no período, se mantêm acima da cota de atenção para déficit hídrico. As condições climáticas mais favoráveis no estado são combinadas ao trabalho do governo de Rondônia, antecipado e intensificado para ajudar a população a passar bem por essa temporada.
Enquanto Rondônia comemora a redução dos focos de queimadas, Pará e Mato Grosso continuam em alerta pelos elevados índices de incêndio na floresta.
Veja Também
Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema
Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema
STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6
Homem é morto a facadas pelo próprio cunhado na zona leste de Porto Velho