Rondônia terá apenas um médico em nova seleção do Programa Mais Médicos
Em uma nova seleção do Programa Mais Médicos Rondônia disponibiliza apenas uma vaga na cidade de Jaru. A capital, Porto Velho, não receberá médicos participantes do programa Mais Médicos do governo federal, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O Ministério da Saúde abriu novo chamamento, e os profissionais têm até esta terça-feira (23) para fazer o cadastro. Em todo o país, são 330 vagas em 260 cidades, um total de 8.965 profissionais.
Porto Velho hoje tem 40 profissionais do Programa Mais Médicos. Destes, 14 são brasileiros e 26 são cubanos. Todos eles atuam na atenção básica do município, sendo que os cubanos estão todos nos distritos da capital. Segundo Igor Amorim, diretor do Departamento de Atenção Básica, há ainda a necessidade de mais profissionais, no entanto, quem determina as vagas é o Ministério da Saúde.
Os participantes podem escolher até quatro cidades onde desejam atuar. O resultado final da segunda chamada está previsto para o dia 3 de março. No período de 4 a 7 de março os médicos devem comparecer aos municípios para validarem a participação no programa e, no mesmo período, os gestores deverão homologar os profissionais confirmando quais compareceram. Os participantes que validarem a inscrição, mas não se apresentarem dentro do prazo, ficarão impedidos de se inscrever no Mais Médicos por seis meses.
Criado em 2013, o programa conta hoje com 18.240 médicos atuando em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei). Segundo o Ministério da Saúde, além de aumentar o quadro de médicos, ainda há ações voltadas à infraestrutura, no valor de R$ 5 bilhões para o financiamento de construções, reformas de 26 mil unidades básicas de saúde.
Veja Também
Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo
Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento