RONDONIAGORA completa 21 anos mostrando a realidade diária de nosso Estado
Nesta quinta-feira, 1° de outubro, o jornal RONDONIAGORA completa 21 anos de história. São mais de duas décadas de muito trabalho, dedicação, responsabilidade e empenho aos leitores que acessam a plataforma diariamente em busca de informação com credibilidade.
Tudo começou 1.999, com a ideia dos jornalistas Elianio Nascimento, Gerson Costa e Ivonete Gomes, de levar informação rápida e integrar os 51 municípios com a Capital. Tempos depois, se aventurou pelo impresso e também pela TV na internet.
Fonte diária de informação para grande parte dos rondonienses, o RONDONIAGORA leva informação rápida e completa a todos os lugares. Pioneiro, o jornal é o mais antigo portal de notícias do Norte do país.
Segundo os fundadores do jornal, há 21 anos, a população sabia das notícias apenas por meio da mídia impressa, o que demorava a chegar a cidades mais distantes, foi quando surgiu a ideia de criar o jornal eletrônico. Na época, o noticiário via rádio e por televisão não era rico e preciso igual nos dias atuais.
Como a plataforma digital era uma novidade, muitas dificuldades apareceram. Mas Elianio, Gerson e Ivonete persistiram e superaram os desafios e as dificuldades enfrentadas.
Internet
Segundo Elianio Nascimento, na época, a internet era discada, mas aos poucos foi se modernizando com a implantação de ADSL. “Tivemos grandes parcerias, por exemplo, com a Brasil Telecom, que mantinha internet rápida. Na época havia dificuldades com as imagens; as câmeras eram caras e demorava bastante tirar tudo do equipamento, ainda era a disco. Notebooks também eram caros. Nossos primeiros foram adquiridos usados em Manaus”, relembrou.
O tempo foi passando, as tecnologias foram surgindo e o jornal foi se modernizando. Os três fundadores contam que nos primeiros anos, não saia muito caro à manutenção do jornal em tempo real. Mas, em 2006, Elianio, Gerson e Ivonete inovaram e ousaram mais uma vez com uma TV na internet.
Credibilidade
A credibilidade é uma conquista diária. A primeira grande contribuição do RONDONIAGORA acabou sendo testada nas eleições de 2000, com a cobertura em tempo real e a precisão da divulgação dos resultados para prefeito e vereadores. A partir daí estava consolidada a mais segura fonte de informação dos rondonienses.
Os internautas, que até então, eram apenas recebedores de notícias, foram ampliando, crescendo, até chegar no jornalismo colaborativo e participativo que o RONDONIAGORA, principalmente, na interação por meio das redes sociais. Diariamente são recebidas denúncias, sugestão de pautas que, após apuradas, são transformadas em notícias.
A credibilidade do jornal foi crescendo com o tempo, assim como qualquer empresa que apresenta novidades. Como os fundadores já eram jornalistas experientes, as fontes foram mantidas e o relacionamento continuou.
Para conquistar a confiança, o RONDONIAGORA trabalhava na apuração com agilidade. Publicava as notícias com responsabilidade. O jornal também saiu ganhando, uma vez que todas as rádios passaram a usar nosso noticiário, muitas citando fontes, outras não. O governo não gostou, já que foram publicadas muitas denúncias na época dos governos Bianco, Cassol, Confúcio Moura e mesmo na atual gestão.
Polêmico, as reportagens do veículo de comunicação já revelaram vários escândalos, principalmente no meio político, como a desenfreada corrupção na Assembleia Legislativa durante a gestão de Valter Araújo, denúncias essas investigadas pela Polícia Federal e que também culminaram com sua prisão.
O combativo jornalismo feito com credibilidade não cedeu nem mesmo após um atentado à bala em março de 2013.
Reconhecimento
Trabalhando sempre com responsabilidade, essa consolidação fez do RONDONIAGORA fonte diária de informação para grandes veículos de comunicação como a Folha de S. Paulo, Portal UOL e O Globo. A credibilidade também levou a citações internacionais quando o assunto envolve polêmica e grande repercussão. Um exemplo foi o massacre no presídio Urso Branco, quando as reportagens do jornal foram citadas, inclusive, nos relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU), dada a importância dos textos para a investigação do caso.
O jornal também foi vencedor de grandes prêmios na Internet nacional, como o Ibest (Portal IG e Brasil Telecom) também foi o inovador no formato vídeo na Amazônia.
Desta forma, trabalhando sempre com a verdade, o RONDONIAGORA mostrou para seus leitores que não era uma moda passageira, mas um grande exemplo de jornalismo na Amazônia.
Veja Também
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida
Comissão eleitoral manda cessar ataques de advogado que difundiu ódio contra a chapa 10