Sábado é dia de vacinação contra a gripe em Porto Velho
A secretaria municipal de saúde (Semusa) já está preparada para o dia D da campanha de vacinação contra a gripe (influenza) que acontece neste sábado (12) em todo o Brasil. A meta para este ano é imunizar 112 mil pessoas. Em 2017, aproximadamente 120 mil pessoas foram vacinadas.
Segundo a coordenadora de imunização da Semusa, Elizeth Gomes, as vacinas estarão disponíveis somente para os grupos prioritários. “Nossas equipes irão atender somente os grupos contemplados que são os profissionais da área da saúde, crianças de 6 meses e menores de 5 anos, professores, pessoas com doenças crônicas, idosos e gestantes, que é grupo mais vulnerável e que mais adoeceu ano passado. A campanha será levada para dentro dos presídios também e no baixo madeira”, esclarece Elizete.
Elizete informou que mais de 30 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe desde quando começaram as vacinações. “Eu acredito que vamos conseguir bater a meta de vacinação porque a gente recebeu 50% de vacina no primeiro momento e conseguimos distribuir tudo em nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Amanhã pretendemos fazer uma porcentagem bem maior para tentar bater nossa meta de pessoas vacinadas na capital”, diz.
“Se a gente não conseguir bater a meta nós vamos continuar vacinando em nossos postos até o dia 6 de junho que é quando encerra tudo”, informou Elizeth que na próxima segunda-feira (14) as equipes vão levar as vacinas para os asilos, hospitais, casa de apoio e escolas da capital.
A coordenadora destaca a importância da vacinação para todas as pessoas que estão no grupo de vulnerabilidade. “A gente sabe que já existem casos da gripe H1N1 em outros estados e não queremos que isso aconteça aqui também. Por isso, nós estamos fazendo o chamamento para todas essas pessoas do grupo que assim que estiverem disponíveis as doses procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e previna-se tomando a vacina antes que seja tarde”, enfatiza.
Sobre as reações da vacina, Elizeth informa que é normal e esperada após o paciente ser imunizado podendo causar febre, dor de cabeça e mal-estar em alguns casos. A imunidade tem duração de 12 meses e por isso tem que ser imunizado anualmente nos postos de vacinação disponíveis.
As salas de vacinação de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas Zonas Sul, Leste, Norte e distritos começam a funcionar a partir das 8h e seguem até às 17h. Para se vacinar basta levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), de vacinação e um documento com foto.
Veja Também
Entenda a diferença entre gripe e resfriado
Número 192 está temporariamente inoperante em Porto Velho; veja como acionar
Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho
Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia