Safra: com boas estradas, Machadinho investe em arroz e soja
Apenas na RO-205, também conhecida como Linha MC-7, entre Machadinho do Oeste e Cujubim, cinco empresários chegam a produzir, anualmente, mais de 250 mil sacas de arroz e soja, colocando o município entre os grandes plantadores de grãos de Rondônia.
Proprietário da fazenda Ouro Verde, José Nerci Saurin é um dos investidores na região. Em 2014 ele retirou de sua propriedade 48 mil sacas e estima uma produção maior para 2015.
Sem dificuldade para escoar sua safra, José Saurin já pensa em expandir seu plantio. A ideia de aumentar a colheita, segundo Saurin, surgiu com a melhoria da RO-205, trabalho executado pela Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) em Machadinho. O empresário conta que iniciou o plantio de soja e arroz há cerca de cinco anos, mas tinha dificuldade para escoar os grãos.
Ele afirma que vários produtores perdiam cargas porque os caminhões não subiam os morros e desciam. Relatou que as carretas precisavam de apoio de tratores para subir os morros elevados. Saurin destacou também a produção do empresário André Sauer, seu vizinho, que chega a colher 130 mil sacas de arroz e soja por ano. Estradas em boas condições é a logística mínima que o governo estadual pode nos fornecer e hoje podemos contar com esse apoio, declarou.
O residente do DER em Machadinho, Rinaldo Pires, o Ronaldinho, afirma que o governador Confúcio Moura (PMDB) valorizou toda a região de Machadinho quando reativou a Regional do DER que havia sido fechada há quase 20 anos.
Veja Também
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia
Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra
Sesau informa as vacinas essenciais antes do período de Carnaval
Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix