Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

Safra: com boas estradas, Machadinho investe em arroz e soja

Apenas na RO-205, também conhecida como Linha MC-7, entre Machadinho do Oeste e Cujubim, cinco empresários chegam a produzir, anualmente, mais de 250 mil sacas de arroz e soja, colocando o município entre os grandes plantadores de grãos de Rondônia.
Proprietário da fazenda Ouro Verde, José Nerci Saurin é um dos investidores na região. Em 2014 ele retirou de sua propriedade 48 mil sacas e estima uma produção maior para 2015.
Sem dificuldade para escoar sua safra, José Saurin já pensa em expandir seu plantio. A ideia de aumentar a colheita, segundo Saurin, surgiu com a melhoria da RO-205, trabalho executado pela Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) em Machadinho. O empresário conta que iniciou o plantio de soja e arroz há cerca de cinco anos, mas tinha dificuldade para escoar os grãos.
Ele afirma que vários produtores perdiam cargas porque os caminhões não subiam os morros e desciam. Relatou que as carretas precisavam de apoio de tratores para subir os morros elevados. Saurin destacou também a produção do empresário André Sauer, seu vizinho, que chega a colher 130 mil sacas de arroz e soja por ano. “Estradas em boas condições é a logística mínima que o governo estadual pode nos fornecer e hoje podemos contar com esse apoio”, declarou.
O residente do DER em Machadinho, Rinaldo Pires, o Ronaldinho, afirma que o governador Confúcio Moura (PMDB) valorizou toda a região de Machadinho quando reativou a Regional do DER que havia sido fechada há quase 20 anos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026

Por unanimidade, STF anula sessão da Câmara e confirma perda do mandato de Carla Zambelli