Sala de pronto atendimento começa a funcionar em União Bandeirantes

Uma sala de pronto atendimento que funcionará 24 horas foi instalada na unidade de saúde Fábio Junior Pereira de Sousa, de União Bandeirantes, distrito de Porto Velho. O pedido já era antigo dos moradores que se queixavam de abandono e da dificuldade para chegar a Porto Velho em casos que poderiam ser resolvidos na localidade. Há registros de depredação a unidade de saúde. O distrito fica localizado a cerca de 160 quilômetros da área urbana da capital. Os atendimentos já começaram a ser realizados na última sexta-feira (1º).
Francisco Ferreira, diretor da unidade, conta que como o distrito não possuía profissionais nem local adequados para realizar atendimentos de primeiros socorros, por exemplo, quando acontecia algum acidente as vítimas eram encaminhadas para Porto Velho.
Agora com a sala de pronto atendimento, a Semusa disponibilizou equipes de trabalho com médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, bem como os equipamentos novos, como monitor multiparamétrico, eletrocardiógrafo e cardioversor, necessários para a estabilização do paciente.
“Na última visita que fiz ao distrito, ao conversar com os moradores o que eles mais falavam era da necessidade de um pronto atendimento, e isso foi repassado ao prefeito. Recentemente Hildon recebeu uma comitiva de representantes do distrito, quando determinou à Semusa que providenciasse o atendimento de urgência”, explicou Devanildo Santana, assessor executivo da Prefeitura de Porto Velho.
Ambulâncias
Além da sala de pronto atendimento, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que distrito também ganhou uma ambulância para atendimento de alta de média complexidade, doada pelo governo do estado. A ação faz parte do programa estadual de apoio aos municípios para melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
Mesmo com a nova ambulância, a antiga continua em atividade, mas passou por reforma e agora conta com um desfibrilador.
Veja Também
Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo
Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento
Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026