Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Sala de pronto atendimento começa a funcionar em União Bandeirantes

Sala de pronto atendimento já está funcionando no posto de saúde União Bandeirantes (Foto: Comdecom)

Uma sala de pronto atendimento que funcionará 24 horas foi instalada na unidade de saúde Fábio Junior Pereira de Sousa, de União Bandeirantes, distrito de Porto Velho. O pedido já era antigo dos moradores que se queixavam de abandono e da dificuldade para chegar a Porto Velho em casos que poderiam ser resolvidos na localidade. Há registros de depredação a unidade de saúde. O distrito fica localizado a cerca de 160 quilômetros da área urbana da capital. Os atendimentos já começaram a ser realizados na última sexta-feira (1º).

Francisco Ferreira, diretor da unidade, conta que como o distrito não possuía profissionais nem local adequados para realizar atendimentos de primeiros socorros, por exemplo, quando acontecia algum acidente as vítimas eram encaminhadas para Porto Velho.

Agora com a sala de pronto atendimento, a Semusa disponibilizou equipes de trabalho com médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, bem como os equipamentos novos, como monitor multiparamétrico, eletrocardiógrafo e cardioversor, necessários para a estabilização do paciente.

“Na última visita que fiz ao distrito, ao conversar com os moradores o que eles mais falavam era da necessidade de um pronto atendimento, e isso foi repassado ao prefeito. Recentemente Hildon recebeu uma comitiva de representantes do distrito, quando determinou à Semusa que providenciasse o atendimento de urgência”, explicou Devanildo Santana, assessor executivo da Prefeitura de Porto Velho.

Ambulâncias
Além da sala de pronto atendimento, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que distrito também ganhou uma ambulância para atendimento de alta de média complexidade, doada pelo governo do estado. A ação faz parte do programa estadual de apoio aos municípios para melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Mesmo com a nova ambulância, a antiga continua em atividade, mas passou por reforma e agora conta com um desfibrilador.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026