Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Samu de Porto Velho recebe três novas ambulâncias

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) ganhou um reforço nesta quinta-feira (8) com o recebimento de três novas ambulâncias entregues pelo prefeito, Hildon Chaves e pelo secretário municipal de saúde (Semusa), Orlando Ramirez aos colaboradores do serviço.

O Samu desempenha um papel fundamental em Porto Velho, que é o socorro em um curto espaço de tempo. São em média 1.200 chamados atendidos ao mês e para dar continuidade ao trabalho, investimentos na estrutura são essenciais. Entendendo a necessidade, a prefeitura realizou a compra de quatro viaturas totalizando R$ 716 mil, de recursos próprios. O pagamento, entretanto, só será efetivado após a entrega do quarto veículo, que deve acontecer até o dia 20.

Além das unidades móveis compradas pela administração, o município deve receber outras cinco do Ministério da Saúde, duas já estão chegando ainda este mês, mas as demais também já estão garantidas, segundo o prefeito.

“As nossas ambulâncias estavam praticamente quase todas sucateadas e há muito tempo Porto Velho não recebia ambulâncias novas. A gestão anterior não deu baixa nas que já estavam inservíveis, então nós fizemos essa baixa, uma ação burocrática e automaticamente o Ministério estará nos encaminhando mais cinco novas ambulâncias, então serão nove para atender a população da capital”, detalhou Hildon, comemorando a ampliação do serviço, que atinge o preconizado em relação a média populacional da cidade.

Reestruturação
Outro reforço que chega para o Samu é estrutural. A sede, que está localizada ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança no bairro Embratel, vai passar por reparos. O telhado da unidade será reformado pela Santo Antônio Energia que já assinou a ordem de serviço para a reconstrução. “O convênio que nós temos partiu de uma demanda da prefeitura. Nós verificamos com os técnicos a necessidade da reforma do telhado dessa edificação de extrema importância e no dia de hoje estamos dando ordem de serviço a empreiteira para início imediato”, garantiu Welton Correa, gerente de engenharia.

Aéreo
Durante a solenidade de entrega das ambulâncias o secretário da Semusa anunciou ainda o estreitamento de relações entre Samu e Corpo de Bombeiros Militar. Segundo Orlando, está em conversa com a instituição a assinatura de um convênio para a utilização de aeronaves dos bombeiros no socorro a vítimas quando necessário. São duas aeronaves, sendo uma UTI e ainda um helicóptero.

“Esse convênio é extremamente importante, uma das coisas mais importantes que já aconteceram no atendimento de urgência e emergência a ribeirinhos e moradores da região da Ponta do Abunã. Nós já começamos a conversar e talvez na próxima semana a gente possa assinar, mas já há uma determinação do comandante de que nós podemos utilizar essas aeronaves em caso de necessidade”, explicou Ramires.

O prefeito por sua vez comemorou a possibilidade, que não deve gerar custos para o município. “Com essa oferta passaremos a receber uma verba do Ministério da Saúde e esse valor será repassada ao próprio Corpo de Bombeiros para auxiliar no custeio desse serviço que será prestado a população de Porto Velho”, concluiu Hildon Chaves.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6