Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

Sebrae trabalha para aumentar participação dos pequenos negócios nas exportações

O Sebrae, com apoio de outras entidades e do governo federal, planeja aumentar em 30%, neste ano, o número de pequenos negócios exportadores e incrementar a participação das pequenas empresas na pauta das exportações brasileiras. Atualmente, das 25 mil empresas do país que exportam, uma a cada três (8,4 mil), são de pequeno porte. Apesar dessa participação significativa, as micro e pequenas empresas exportadoras são responsáveis por apenas 1% dos valores negociados.

Por meio de parcerias entre as unidades estaduais do Sebrae, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a expectativa é atender mais de 1,6 mil empresas. Já são 11 projetos em andamento e somente no Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, cerca de mil empresas estão sendo acompanhadas pelo Sebrae.

“Quando vislumbramos o acesso a novos mercados, especialmente dos pequenos negócios, temos que levar em conta que precisamos trabalhar a cultura. Iniciativas como o evento digital que realizamos ano passado e faremos no segundo semestre, a Agrolab Amazônia, maior evento do Agronegócio da Amazônia Legal, totalmente digital, concorrem para esse novo mindset, uma vez que promovemos a conexão entre produtos e produtores com países interessados na geração de negócios no país. Ampliando a cultura da internacionalização, novos negócios também se abrem à frente do pequeno empreendedor e o Sebrae é o grande parceiro nessa jornada”, pontuou Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

Produtos como Sebraetec (serviços de consultorias em que o Sebrae subsidia 70% dos custos) podem ser grande aliados nessa busca pela internacionalização. Consultorias, estratégias de marketing, rotulagem, boas práticas, entre outros serviços que promovam inovação e tecnologia junto ao empreendimento podem ser grandes aliados na conquista de novos mercados. Além das consultorias do Sebrae para entender o que é necessário fazer para adaptação ao mercado internacional é possível unir esforços junto com o programa ALI (Agentes Locais de Inovação) e Apex-Brasil, levando à capacitação e adequação de produtos às demandas internacionais.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6