Seca no rio Madeira leva hidrelétrica Santo Antônio a paralisar operação

O grupo controlador da hidrelétrica Santo Antônio, anunciou nesta segunda-feira (2) a paralisação de sua operação, devido a seca histórica no rio Madeira. A empresa disse, através de Fato Relevante ao mercado, que a decisão está alinhada com o o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama)
A Santo Antônio Energia informou que o rio Madeira apresenta recorde de baixa vazão e que o desligamento visa preservar a integridade das unidades geradoras da hidrelétrica. Garantiu ainda que o rio seguirá o curso natural. Veja:
Fato Relevante
Ainda reflexo dos baixos níveis de vazão registrados atualmente no rio Madeira, cerca de 50% da média histórica, a Santo Antônio Energia interrompeu momentaneamente a operação da Hidrelétrica Santo Antônio, em alinhamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
Esta medida atende aos limites operativos definidos na fase de projeto junto aos fabricantes, que estipulam parâmetros mínimos para operação segura das unidades geradoras. Atualmente, como o rio Madeira apresenta recorde de baixa vazão, o desligamento visa preservar a integridade das unidades geradoras da hidrelétrica, por isso a operação foi temporariamente interrompida.
Mesmo nesta condição, o rio Madeira permanecerá seguindo seu curso natural, com passagem da vazão concentrada no Vertedouro Principal da usina, sem qualquer impacto em seu fluxo natural.
Veja Também
Governo entrega CNH Social a 82 condutores em diversos municípios
Nova 364 conclui obras na junta da ponte do Rio Machado
Operação Audácia 7 cumpre 38 buscas e 23 prisões temporárias em Rondônia e outros dois estados
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas