Secretaria de Meio Ambiente realiza ecoblitz sobre queimadas na BR-364
A Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) realizou na manhã desta quarta-feira (30) uma ecoblitz educativa ambiental na base da Polícia Rodoviária Federal de Candeias do Jamari, no quilômetro 14 da BR-364. Ação semelhante ocorreu na base da PRF de Mutum Paraná e ocorrerá também no dia 6 de setembro na esquina das avenidas Costa e Silva e Governador Jorge Teixeira. Um grande mutirão de conscientização se programa para os bairros Areal e Mato Grosso, prevista par o dia 13 de setembro.
Na abordagem, motoristas e motociclistas receberam de agentes da Sema, da Sedam, Funasa dentre outros, informações e orientações quanto à postura do cidadão em relação à prática de queimadas. Eles alertaram que uma simples queima de lixo doméstico pode causar graves problemas ao meio ambiente e ao patrimônio, com igual consequências à saúde pública.
Nos veículos cujos condutores autorizaram, além de folhetos e sacolas contento informações e conscientização sobre queimadas, também foram afixadas adesivos. Adirleide Dias dos Santos, diretora do departamento de gestão e políticas públicas ambientais da Sema, lembra que as ecoblitz “são importante forma de conscientização e complementam a agenda macro da campanha contra queimadas. Afinal, com educação também se podem reduzir danos ambientais”.
Dependendo da infração ao meio ambiente, as multas pode variar de R$ 70 a R$ 7 milhões. Adirleide informou que a campanha continua também através de reuniões de conscientização em escolas, associações de moradores, faculdades e igrejas.
Veja Também
PRF faz blitz educativa para conscientizar sobre queimadas e incêndios florestais
Verão em Porto Velho terá programa especial de combate às queimadas
Chegada de tempo seco em Rondônia deixa Bombeiros e Prevfogo em alerta para queimadas
Porto Velho é recordista em queimadas durante mês de junho, segundo monitoramento da Sedam
Sema realiza mutirão para combater queimadas em Porto Velho e pede que população denuncie
Prefeitura inicia projeto de adoção de canteiros das rodovias pelo Trevo do Roque