Rondônia, 02 de outubro de 2024
Geral

Sedec aponta despreparo de mais de 1.300 municípios para enfrentar desastres

Até dezembro do ano passado, dos 5.569 municípios brasileiros, 1.308 não contavam com serviços de defesa civil. Segundo o coordenador geral do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), Sérgio José Bezerra, o Nordeste e o Centro-Oeste são as principais regiões com carência de equipes treinadas para prevenir e responder a desastres.



Bezerra enfatizou que os municípios são os únicos responsáveis pela criação e administração das defesas civis municipais. “Não pode haver interferência do estado ou do governo federal num lugar que não tem [Defesa Civil]”, ressaltou.

Ele informou que mais de 20 mil pessoas foram capacitadas pela Sedec nos últimos anos. “Isso fez com que a Defesa Civil no Brasil crescesse em conhecimento, em repercussão.”.

Bezerra enfatizou que os municípios são os únicos responsáveis pela criação e administração das defesas civis municipais. “Não pode haver interferência do estado ou do governo federal num lugar que não tem [Defesa Civil]”, ressaltou.

Para ele, a falta de preparo para enfrentar desastres pode sobrecarregar o governo do estado. “Quando acontece o desastre, o município pede apoio ao estado e, quando o estado está sobrecarregado, pede apoio ao governo federal. Em Santa Catarina, o estado respondeu a vários municípios ao mesmo tempo.”

De acordo com Bezerra, a Sedec está tomando providências para resolver o problema da falta de defesa civil nos municípios. “Temos conversado com os prefeitos, dizendo a eles que podem ocorrer desastres e que o município tem de estar preparado para isso.”

A partir de amanhã (15), entram no site da Sedec informações sobre as novas capacitações e, dentro de uma semana, o secretário nacional de Defesa Civil enviará aos prefeitos um ofício com diversas informações sobre o enfrentamento de situações críticas.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Nova Mamoré: Apoiadores de Allen Goianinho são flagrados compartilhando pesquisa eleitoral proibida no WhatsApp

Defesa Civil Municipal orienta população em casos de chuvas intensas, ventos fortes e alagamentos

Porto Velho completa 110 anos de criação; relembre nossa história

Sancionada em Rondônia a lei que prevê medidas mais rigorosas contra responsáveis por incêndios florestais