Sejucel cancela JIR e deixa municípios no prejuízo
A dois dias do maior evento esportivo dos municípios de Rondônia – Jogos Intermunicipais (JIR) -, o secretário da Juventude, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes, anunciou na tarde desta quarta-feira o adiamento das competições. O Governo não publicou nota oficial, mas Lopes avisou os gestores municipais através do grupo de WhattsApp. Na nota, ele alega “impossibilidade do setor hoteleiro” em razão da alta quantidade de eventos em Porto Velho e culpou a crise aérea. Na prática, pela conversa do titular da Sejucel, a Capital não tem hotel suficiente para hospedar 3.000 atletas, que estariam divididos em dois grupos nos 12 dias de disputas.
O recado de Júnior Lopes pegou de surpresa os 22 municípios que estavam confirmados para o JIR deste ano em Porto Velho. As prefeituras já haviam comprado uniformes, licitado transporte e emitido diárias para os servidores acompanharem as comissões técnicas.
O prejuízo foi maior para Porto Velho. Para sediar o JIR, a prefeitura realizou reforma em suas quadras de esporte, ginásio Eduardo Lima e Silva, a vila olímpica Chiquilito Erse. Além disso, já haviam sido emitidas passagens para atletas e o conjunto da seleção brasileira de ginástica artística. A montagem de palco, arquibancada e aparelhagem de som também já havia iniciado no campo da vila olímpica.
“Não sabemos o que vamos fazer ainda. Mas todos fomos pegos de surpresa com essa atitude da Sejucel. Antes de emitir passagens e fazer os contratos para abertura, ainda questionei a Sejucel se realmente o JIR aconteceria na data marcada. Me disseram para fazer meu papel. Eu fiz e olha aí o que aconteceu”, disse a secretária Ivonete Gomes, titular da Semes.
Veja Também
Comissão eleitoral manda cessar ataques de advogado que difundiu ódio contra a chapa 10
Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024
Na capital, apenas serviços essenciais serão mantidos pela Prefeitura no feriado desta sexta-feira